Quadrilhas juninas, reisadas, feira de artesanato, cordelistas e repentistas. Estas são algumas das manifestações culturais sertanejas do país que compõem a 2ª Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões. O evento, com apoio da Petrobras, acontece desta quarta a sexta-feira (17, 18 e 19) e vai abrir, oficialmente, os tradicionais festejos juninos do município de Uauá, sertão baiano.

A iniciativa é parte integrante do projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, promovido através da parceria Cidades-irmãs, entre a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e as prefeituras das cidades de Uauá, Monte Santo, Canudos e Euclides da Cunha.

A programação congrega, ainda, exibições de documentários temáticos, seguidos de debates, a exemplo de Multievento cultural cidades-irmãs: Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha e Canudos (2009), produzido pelo coordenador-geral do projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, professor Roberto Dantas. A exibição do documentário Canudos Vaqueiros, do professor Manoel Neto, além de gincana cultural, exposições fotográficas e de artesanato regional também são destaques da segunda edição da feira, que reserva a participação da igreja matriz do município de Uauá na organização de uma quermesse.

A Caminho dos Sertões de Canudos está em desenvolvimento desde o ano de 2006 com a proposta de realizar uma série de ações científicas, sociais e culturais com o objetivo de impulsionar, progressivamente, o turismo sustentável, cultural e ambiental na região.

A primeira edição da Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões aconteceu no ano de 2007, no município de Monte Santo. O evento deve ter suas próximas edições nos municípios de Euclides da Cunha e Canudos. Mais informações no site www.uneb.br .