O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Valmir Assunção, embarca neste sábado (27) com destino a Roma, para assinar convênio com a Associação Progetto Sud Uil. Com a parceria, a Bahia terá o seu primeiro Centro de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. Serão beneficiadas famílias em vulnerabilidade social de sete municípios do litoral norte do Estado, como pequenos produtores agrícolas, criadores de peixe, marisqueiras, acampados e assentados de reforma agrária. O investimento soma R$ 4,3 milhões, cuja metade é contrapartida do Estado.

O equipamento funcionará como um centro de referência, conjugando diversas ações e políticas nas áreas de geração de renda e segurança alimentar. Lá serão fornecidas orientações sobre as novas tecnologias de produção, capacitação na área de produção e comercialização de alimentos, assistência técnica e jurídica, e inclusão das famílias na cadeia produtiva. O objetivo é possibilitar um salto de qualidade no desempenho produtivo e social do público-alvo e evitar o êxodo do campo.
A partir do Centro também serão viabilizadas 500 unidades agrícolas de produção familiar, com ênfase na economia solidária. Os produtos serão utilizados na alimentação das próprias comunidades e o excedente, comercializado.

Cabra de Corda

Durante a visita à Itália, Valmir Assunção terá um encontro com organizações não-governamentais para apresentar o projeto “Cabra de Corda”, que conferiu ao governo da Bahia o Prêmio Josué de Castro, do governo federal. O Cabra de Corda, uma aposta do secretário para angariar parcerias internacionais, consiste na implementação de leite de cabra no Programa Leite Fome Zero, voltado à alimentação de crianças com 2 a 6 anos, matriculadas em creches e pré-escolas. Além disso, a ação beneficia pequenos produtores de cabra da região semiárida, que fornecem o leite caprino ao governo do Estado. O projeto é executado no município de Jussara. A intenção da Sedes é firmar parcerias para estender a experiência inovadora para outras comunidades.