O programa Progredir, voltado ao fortalecimento de empresas organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), começou nesta sexta-feira (5) duas novas turmas do curso de moda: gestão em design de moda e capacitação em design de moda.

No primeiro, as aulas são voltadas para o empresário, com conteúdo teórico voltado para gestão em negócios de moda, financeira, desenvolvimento de coleções e outros produtos. Já o curso de design engloba aulas práticas, que serão desenvolvidas em laboratórios do Senai, com disciplinas que abordarão desenho e planejamento de moda, modelagem e moulage. No total, 62 alunos de Salvador e Feira de Santana participam da iniciativa.

Os cursos são de 120 horas e envolvem empresários e profissionais que participam do Progredir. As aulas são ministrados por docentes ligados Instituto Brasileiro de Moda, empresa licitada pelo Governo do Estado a oferecer os cursos. O APL de moda conta com cerca de 350 empresas de Salvador e Feira de Santana, que fazem parte do Arranjo Produtivo Local de Confecções.

O Progredir está implantando um Centro de Design de Moda em Salvador, com extensão para Feira de Santana, que será uma infraestrutura de suporte e serviços contendo máquinas, equipamentos e softwares atualizados para que as empresas do APL possam melhorar seus produtos e serviços.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, o investimento no projeto é da ordem de R$ 2 milhões. “Além do centro, este recurso engloba capacitações, consultorias de desenvolvimento de coleção e um evento que será realizado no final do projeto para a promoção das marcas baianas”, afirma. O centro vai ser inaugurado ainda este ano no Senai Dendezeiros e poderá ser utilizado por todos os empresários que participam do APL.

Segundo a coordenadora do APL de Confecções do Progredir, Tatiana Torres, o empresário que ainda não participa do APL pode aderir ao programa. “Para isso basta que o empresário entre em contato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir daí será feito um diagnóstico individual da empresa pelo Instituto Euvaldo Lodi, que é parceiro do projeto”. O Progredir é coordenado pela Secti, em parceria com o (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) com co-financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).