Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no período de 24 a 26 de setembro deste ano.

Este encontro, de caráter interdiscipliar, que é uma promoção da Associação Baiana de Pesquisadores Negros (APNB) em parceria com universidades estaduais (Uefs, Uneb, Uesb) e federais (UFBA, Ufrb) do estado, tem como tema “Outros Caminhos das Culturas Afrobrasileiras: Confluências, Diálogos e Divergências".

O objetivo é reunir pesquisas e estudos sobre as culturas negras na Bahia, buscando mapear e entender as trajetórias históricoculturais dos negros nas várias regiões do estado.

Uma das principais metas da APNB é, justamente, incentivar a emergência de novos temas e perspectivas de abordagens sobre questões atinentes às populações negras no Brasil em geral e na Bahia em particular.

Os pesquisadores podem apresentar propostas em sete grupos temáticos:

Poder, Gênero e Raça: desafios e representações;
Desenvolvimento local e arranjos socioeconômicos;
Relações étnico-raciais e ações afirmativas;
Culturas, africanidades e etnia;
Organizações e tecnologia;
Saúde da População Negra;
Políticas de Saúde: Confluências, Diálogos e Divergências;
Performances artísticas afrobrasileiras e seus desafios.

Para inscrição e outras informações, os interessados devem acessar o portal www.apnb.org.br/APNB/IICongresso. Acesse, também, www.apnb.org.br. A inscrição prossegue até 15 de junho.