A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sediará, a partir deste domingo (28), o 60º Congresso Nacional de Botânica (60º CNBot), evento que acontece pela primeira vez na região do semiárido, com atividades até sexta-feira (3). Simultaneamente, serão realizados o 29º Encontro Regional de Botânicos – MG, BA, ES e a 32ª Reunião Nordestina de Botânica. Está confirmada a presença de pesquisadores de instituições de diversos países e a participação de 3 mil pessoas.

O tema a ser abordado nesta edição será Botânica Brasileira: Futuro e Compromissos. Serão apresentados e divulgados os avanços científicos e tecnológicos na área da Botânica e analisadas a situação atual e as perspectivas de formação de botânicos no Brasil (professores, pesquisadores e técnicos). “As atividades levarão em conta os contextos e realidades científicas, sociais e econômicas”, salienta o professor Carlos Wallace Nascimento Moura, presidente do congresso.

Com programação científica voltada à transdisciplinaridade da Botânica no Brasil, o congresso inclui temas que permitirão discutir e propor políticas públicas para a utilização sustentável da biodiversidade através de conferências, simpósios e mesas-redondas, conforme explica Carlos Moura. Além disso, a programação contará com cursos pré e pós-congresso, ministrados por especialistas da Botânica. Outras informações no site do evento www.60cnbot.com.br.

Está prevista, ainda, a reflexão sobre os 60 anos do Congresso Nacional de Botânica e a avaliação dos compromissos acordados através das Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010 em relação à diversidade de plantas, fungos e algas. As inscrições individuais podem ser feitas até o início do evento. Para trabalhos, o prazo já foi encerrado.

O Congresso conta com o apoio do CNPq, Ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, Fapesb e Governo do Estado da Bahia.