A Secretaria da Educação do Estado e a Fundação Santillana assinaram convênio para capacitar quatro mil professores da rede estadual no curso a distância “A Criança de 6 anos no Ensino Fundamental”. O curso, que será executado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem objetivo de refletir e compartilhar experiências entre especialistas, coordenadores e professores de todo país a respeito da integração das crianças de 6 anos no ensino fundamental.

O curso tem carga de 80 horas e é destinado a professores, coordenadores, diretores, técnicos e dirigentes do ensino fundamental da rede pública. O participante deverá disponibilizar uma hora por dia para leituras e produção, totalizando quatro horas para cada um dos 20 módulos do curso.

“Para a educação é importante esta parceria, pois a medida que está se implantando o ensino fundamental de nove anos há problemas quanto a compreensão do que deva ser ministrado para a criança e o professor deve ter uma orientação melhor”, destacou o secretário da Educação, Adeum Sauer.

Para o diretor da Fundação Santillana, Andrés Cardó, a assinatura deste convênio é importante porque o ensino fundamental acaba de ser reformado e a fundação entende que pode adotar esta área ajudando com ferramentas práticas e teóricas aos professores. Ele ressaltou que os estados da Bahia e São Paulo são os mais avançados em termos de infraestrutura em Educação a Distância e de cursos já montados, além de serem os maiores estados em maior número de matrícula.

O diretor do IAT, Penildon Filho, destacou que a reunião foi muito proveitosa e que há uma perspectiva muito boa de outros cursos, como a formação de professores em ciências para o ensino médio.

Mais informações sobre o curso:
A Criança de 6 anos no Ensino Fundamental