Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) já empreende esforços para que o maior número possível de estudantes concluintes do ensino médio se inscreva. Todas as unidades escolares e Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) espalhados pelo estado estão a disposição dos estudantes que desejarem se inscrever, visto que as inscrições, que vão até o dia 17 de julho, só podem ser realizadas pela internet, no site www.inep.gov.br.

A Bahia é o estado que vem registrando o maior crescimento no número de inscritos nas avaliações, seja percentual ou proporcional. Em 2008, houve 408.435 inscrições e a expectativa é que este número cresça, dado os esforços da Secretaria da Educação.

A realização das provas, em 156 municípios baianos, será nos dias 3 e 4 de outubro e vem de encontro às atuais políticas de avaliação contínua da rede.
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A reformulação do Enem contribui para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio.

O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem é a reformulação do currículo do ensino médio. O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do ensino médio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos.

A proposta é sinalizar para o ensino médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado é promover a mobilidade dos alunos pelo país. Centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.

A média de desempenho obtida no Enem será imprescindível para pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial.

Além disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino médio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio e, a partir do ano que vem, vai medir o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.

Este ano o Enem será aplicado em 1.619 municípios, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos; matemática e redação. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2010.

Avalie

O programa da avaliação da SEC realizará neste ano provas com a mesma matriz de referência das avaliações do Enem, o que se torna mais um ponto de estímulo para os estudantes da rede estadual de ensino. Desde 2008, a SEC vem avaliando mais de 40 mil estudantes de 233 escolas e seus anexos em 190 municípios, atingindo todas as diretorias regionais de educação (Direc).

Com isso, a Coordenação de Avaliação da SEC consegue mapear escolas e identificar problemas, apontando soluções. Os alunos recebem boletins de desempenho por áreas de conhecimento e competências. As escolas e as Direc, da mesma forma, recebem boletins de desempenho.