Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho. Mas também Virgílio, Luiz Caldas, Jó Miranda e o Funaná, estilo musical de Cabo Verde muito parecido com o forró brasileiro. A maratona de ritmos juninos que a Educadora FM 107.5 agendou para os próximos dias vai brindar o ouvinte com uma grande diversidade de artistas que se dedicaram a cantar a música de São João, ou o forró, expressões que, na verdade, representam o variado conjunto de gêneros liderado pelo baião, mas fortemente pontuado pelo xaxado, o coco, o martelo, o galope e até a marcha-rancho e o samba, desdobrando-se atualmente em modalidades de forte apelo radiofônico, caso do forró universitário e do forró de base eletrônica das bandas com garotas sensuais.

É o que se poderá notar ao ouvir, e curtir, os vários programas que irão ao ar na 107.5 a partir deste sábado (20/06) até o sábado da próxima semana (27/06). Confira abaixo.

São João na Educadora FM 107.5

Sábado 20/06

19h – Rádio África

Por conta do São João, o programa traz o Funaná, ritmo de Cabo Verde, que é bastante parecido com o nosso forró, e é tocado, inclusive, com acordeon e o ferro, um tipo de triângulo. Em destaque, o grupo Ferro Gaita, entre outros.
Produção de Beto Barreto, com apresentação de Mário Sartorello e colaboração de Lucio Magano.

Domingo – 21/06

13h – Forró para Todos

Celebrando o São João, vários ícones do forró passam se apresentam neste domingo, como Flávio José, Trio Nordestino, Dominguinhos, Zé Ramalho cantando Luiz Gonzaga, entre vários outros.
Produção de Nilton Amorim.

17h – Radioca

O programa hoje é o especial Forró do Radioca, com pouco papo e muito forró, com Silvério Pessoa, Mestre Ambrósio, A Volante do Sargento Bezerra, Jards Macalé, Waltinho Queiroz, Lampirônicos, entre outras atrações. Produção de Beto Barreto, com comentários de Ronei Jorge, Luciano Matos e Beto Barreto.

19h – Educadora ao Vivo

No programa de hoje, uma coletânea de vários shows pelo Brasil dos grandes artistas Dominguinhos e Elba Ramalho. Produção de Nilton Amorim.

20h – Sucessos que o tempo não apagou

Neste domingo, grandes encontros de artistas nordestinos, como Luiz Gonzaga com Fagner, Ednardo e Amelinha, Belchior e vários outros.

Segunda – 22/06

18h – Especial das Seis –  São João 2009 da Educadora FM – “Forró Enredo” – Del Feliz

Nesta segunda, o programa traz o cantor e compositor baiano Del Feliz, que apresenta o seu último CD, Forró Enredo, lançado em 2008. Destaque para as músicas Assim Distante e Começo e Fim, a versão em xote para o clássico de Roberto e Erasmo Carlos, Além do Horizonte, e o hino do São João A Maior Festa do Brasil, com a participação de 15 forrozeiros da Bahia, como Luiz Caldas, Carlos Pitta, Adelmário Coelho, João Sereno, Virgílio, Quininho de Valente, Léo Macedo da Estakazero, entre outros. Produção de Emmanuel Mirdad.

Terça – 23/06

18h – Especial das Seis – São João 2009 da Educadora FM – “Festa de Sanfoneiros” – Luiz Caldas

No programa de hoje, véspera de São João, o cantor, compositor e multi-instrumentista baiano Luiz Caldas apresenta o seu novo CD de forró, Festa de Sanfoneiros, lançado este ano no seu site, dentro do projeto das 130 Canções Inéditas. Todo baseado no pé-de-serra, traz a genuína essência do forró tradicional, com destaque para as músicas Mariá, Cabra Confuzento, Estrela do Meu Lar, A Hora do Arrasta-Pé, entre outras. Produção de Emmanuel Mirdad.

20h

Deste horario até as seis da manhã de 24/06, exclusivamente forró. entre os destaques, o programa "Memória do Rádio", com Luiz Gonzaga e clássicos do São João.

Quarta – 24/06

18h – Especial das Seis – Uma hora de duração – São João 2009 da Educadora FM – “Dominguinhos e amigos”

Neste grande dia de São João, o programa terá uma hora de duração, trazendo o ilustre forró do ícone Dominguinhos, acompanhado de grandes amigos, como Fagner, Elba Ramalho, Marinês, Zé Ramalho, Flávio José, Chico Buarque, Nando Cordel, entre outros, com destaque para as músicas A Vida do Viajante, O Xote das Meninas, Numa Sala de Reboco, Olha pro Céu, entre outros clássicos. Produção de Bárbara Lisiak.

Quinta – 25/06

18h – Especial das Seis – São João 2009 da Educadora FM – “Canções de Luiz” – Targino Gondim

Não é porque passou o São João que o Especial das Seis vai parar de festejar! Ainda curtindo o clima junino, o programa de hoje traz o cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim, que apresenta o seu álbum mais recente, Canções de Luiz, uma homenagem ao Rei do Baião, mestre maior. Destaque para os clássicos Juazeiro e Boiadeiro, e o pout-pourri instrumental para Asa Branca, Baião e Pé de Serra. Produção de Emmanuel Mirdad.

21h – Faixa Nobre – Outros Baianos

O programa de hoje destaca o sanfoneiro Jó Miranda. Nele, Jó fala da sua trajetória e apresenta o seu primeiro CD, intitulado O Povo Quer Forró. Dentre as músicas executadas, destaque para Saudade Baião, Agarradinho Só, Forró na Bahia e Xote Arrasta Pé. Produção e apresentação do maestro, radialista e pesquisador Tom Tavares.

Sexta – 26/06

18h – Especial das Seis – São João 2009 da Educadora FM – “A Voz do Forró” – Virgílio

Nesta sexta, no último Especial das Seis dedicado ao São João 2009 da Educadora FM, o programa traz o cantor Virgílio, que apresenta o seu novo CD, A Voz do Forró, lançado este ano. Destaque para as músicas O Lual, Cancela Fechada, Beabá do Amor, Zeca Pimenteira, Forró do Bom, entre outras. Produção de Emmanuel Mirdad.

Sábado – 27/06

12h – Especial de Sábado – São João 2009 da Educadora FM – “os grandes sucessos de Flávio José”

Este é o nosso último programa dedicado ao São João 2009 da Educadora FM, e a despedida será em grande estilo, apresentando vários grandes sucessos do paraibano Flávio José, um dos maiores nomes do legítimo forró do Nordeste, com mais de 25 anos de carreira, 8 LPs e 17 CDs lançados. No set list, clássicos como Tareco e Mariola, Sem Ferrolho Sem Tramela, Nordestino Lutador, Me Diz Amor, entre vários outros grandes sucessos. Produção de Emmanuel Mirdad.