Estão em andamento as obras que vão transformar, por cinco anos consecutivos, as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) no primeiro circuito de rua da categoria Stock Car no Brasil. A primeira prova será realizada no dia 9 de agosto.

Os últimos ajustes da área, que inclui, além da pista, segurança, arquibancadas, camarotes, área de escape, pit stop e outros itens, foram tema de uma reunião realizada nesta sexta-feira (26), na Secretaria de Turismo (Setur), entre todos os órgãos organizadores do evento, incluindo Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para o presidente do Conselho Técnico Desportivo da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Nestor Valduga, as obras estão dentro do cronograma. “No entendimento da CBA, a Bahia é uma grande referência e este evento é uma grande marca no automobilismo brasileiro. Assim como está sendo realizada a prova de Stock Car, outras categorias poderão vir para cá”, afirmou.

A preparação da base da pista já está em fase de conclusão e no domingo será iniciada a colocação da última camada de asfalto, conforme informou o gerente de obras do Departamento de Infraestrutura da Bahia (Derba), Jair Pinho. “Começamos estudando a topografia, atacamos os pontos principais, principalmente as curvas, e estamos finalizando a retirada de imperfeições”, comentou.

Segundo Vanda Camacho, diretora de eventos da Vicar, empresa que detém os direitos da prova, a pista terá extensão de 2,9 mil metros e sediará corridas da Stock Car e Stock Car Jr., uma categoria inferior do esporte, atraindo público e imprensa de todo o Brasil. Para ela, a preparação do espaço não vai ter um impacto muito grande sobre as atividades do CAB. “As arquibancadas, que podem comportar até 60 mil pessoas, serão as últimas a serem montadas. Tudo está sendo planejado para que, durante os trabalhos, os servidores possam trabalhar normalmente”, garantiu.

Produto turístico

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, disse que o patrocínio do evento, via Bahiatursa, de R$ 3 milhões até 2014, justifica-se com a consolidação de um produto turístico. “A partir de agora, as agências vão poder criar pacotes específicos e os hotéis terão ocupação garantida nesta época. Será uma data importante no calendário turístico”, observou.

Leonelli destacou a importância do evento para a sua pasta. “Somente de pilotos, organizadores e profissionais envolvidos, serão mais de duas mil pessoas, fora os aficionados do esporte”, observou. Para o atendimento do público, estão sendo montadas estratégias de estacionamento e de transporte para baianos e turistas.

Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, destacou que o apenas o futebol ganha na preferência popular. “Este é o reconhecimento por parte do Governo do Estado de que o automobilismo é um esporte importante”.