As Parcerias Público Privadas (PPPs) e as ações conjuntas das três esferas de Governo vão garantir as obras de infraestrutura necessárias para Salvador sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. “A festa é dos baianos, do povo de Salvador e, portanto, os governos Federal, Estadual e Municipal estarão absolutamente juntos para fazer a melhor festa do futebol em 2014”, afirmou o governador Jaques Wagner, no último domingo, no Pelourinho, após o anúncio das cidades-sede pelo presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter.

O cronograma de trabalho continua sendo cumprido integralmente pelo Governo do Estado e será formado um grupo de trabalho mais enxuto para a execução dos projetos.

“Preparar-se para uma copa significa atualizar o parque hoteleiro, portanto vários hotéis vão levar um banho de loja, já estamos melhorando o Centro de Convenções, inclusive para um grande evento da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre crime organizado, que vai ser realizado aqui em Salvador no ano que vem, teremos a nova pista do aeroporto de Salvador, um novo sistema de transporte, além do Metrô, que possa desafogar a paralela”, enumerou o governador.

Em relação à Fonte Nova, Wagner acredita que o investimento será parte do Governo do Estado, parte da iniciativa privada: “Se depender da vontade do governador, será uma Parceria Público Privada, mas não depende só da minha vontade. A gestão ficaria, assim, entregue, por um tempo, para aqueles que quiserem fazer este investimento”. “Está tudo sendo pensado para que o orçamento possa cobrir. Eu não tenho dúvida de que vamos fazer uma grande praça de esportes que faz parte do conceito de revitalização do centro antigo, que chega até ali”, completou o governador.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos destacou a visibilidade turística da cidade e a conquista de um equipamento esportivo de padrão internacional como ganhos importantes da cidade, antes, durante e após a Copa de 2014.