O trabalho para fazer de Salvador uma das sedes dos jogos da Copa 2014 começou em março de 2007, quando o Governo do Estado adotou, como primeira medida, a constituição de um Grupo de Trabalho Executivo (GTE), formado por secretários de Estado, sob a coordenação do chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt.

Em abril de 2008, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Governo instalou um Procedimento Administrativo de Manifestação de Interesse, autorizando empresas a formularem estudos preliminares para uma nova concepção de uso para o Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova).

Foram oferecidas – sem ônus – ao governo do Estado seis propostas técnicas. Foi aprovado o projeto conceitual desenvolvido pela Setepla Tecnometal Engenharia Ltda., associada à alemã Schultz Arquitetura, que adotou como referência a AWD Arena, estádio da cidade de Hannover/Alemanha, sede da Copa do Mundo em 2006 e que foi totalmente recuperada para esse fim.

O ex-jogador e atual superintendente de Desportos da Bahia, Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, lembra que em maio de 2007 houve o preenchimento dos cadernos de encargos da Fifa.