Após o recebimento da ordem de serviço, emitida último dia 7 pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), a empresa Nordeste Engenharia deu início à construção do Presídio de Vitória da Conquista. Desde o último dia 10, a empresa está preparando o terreno para fazer a fundação da unidade que ficará no bairro de Saquinho, em Vitória da Conquista, na rodovia que liga o município a Barra do Choça.

Aproximadamente R$ 17 milhões serão investidos na obra, sendo 90% do governo federal e 10% do governo estadual. A unidade terá 466 vagas e deve ficar pronta em 18 meses. O projeto tinha sido encaminhado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos à Sucab em 2007, mediante aprovação do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).

Além dessa unidade, já está em construção a Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, com 428 vagas, que será entregue no segundo semestre deste ano. Há ainda o projeto de construção do Presídio para Jovens Adultos, financiado pelo Pronasci, também no Complexo da Mata Escura, com capacidade para 421 vagas, que está em fase de revisão do Depen.