Os últimos preparativos para a viagem do estudante Fagner Moreira Lima, de apenas 13 anos, para Roma, Itália, foram realizados na tarde desta quinta-feira (25). O jovem baiano que vai representar o semiárido brasileiro em um encontro internacional de adolescentes, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) esteve em Salvador, com apoio do Governo do Estado, para retirar seu passaporte no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), localizado no Shopping Barra.

“É a minha primeira viagem para fora do Brasil e do Nordeste. Estou contente e honrado em representar esta região tão importante do meu país em um evento destas proporções”, comentou o estudante, natural do município de Nova Fátima.

Após receber o passaporte, o estudante e sua mãe, Maria de Fátima Moreira, 34, se dirigiram a sede do Unicef em Salvador, para a assinatura do documento de autorização relativo à viagem de Fagner, que embarca dia 1º de julho. “Tento não ficar preocupada, mas não tem jeito. Mãe é mãe. Mas o orgulho que sinto é muito maior, nunca imaginei que ele pudesse chegar tão longe”, afirmou Dona Fátima, emocionada.

Fagner explicou que participou de uma teleconferência no último dia 18, para as explicações finais. “Eu e os outros três adolescentes, que vão para representar as demais regiões do país, ficamos online, juntamente com os responsáveis do Unicef, para nos apresentarmos e nos informarmos melhor sobre toda a viagem”, conta o estudante.

Integrante há mais de três anos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) – uma das ações empreendidas pelo Pacto Nacional: um mundo para a criança e o adolescente do semiárido – Fagner já lista as prioridades a serem levadas para o encontro, chamado de J-8. Na pauta do jovem, saúde, lazer, cultura e erradicação do analfabetismo no semiárido lideram os temas principais a serem debatidos com adolescentes de vários outros países. Desta reunião, resultará um relatório a ser entregue a cúpula do G-8, que acontece paralelamente ao evento, entre os dias 4 e 12 de julho, reunindo os principais líderes mundiais.

O Unicef Brasil levará para o encontro quatro adolescentes, que foram selecionados democraticamente em suas comunidades, onde participam de projetos sociais e comunitários. Além de Fagner Moreira, representando o semiárido, Mayara Tavares (Plataforma Urbana, Rio de Janeiro), Rosicléia da Silva (Agenda Criança Amazônia – Belém) e Santiago Plata Garcês (Centro Oeste- Goiás). Ao todo, serão 56 adolescentes entre 14 e 17 anos, representando os países que fazem parte do G8 e os países emergentes convidados. Um website foi criado para promover uma discussão e interação prévia dos selecionados: http://my.j8summit.com .