Levar a voz do semiárido brasileiro para o mundo. Este é o principal objetivo de Fagner Moreira Lima, de apenas 13 anos, que vai representar esta região do país no encontro internacional de jovens, o J-8, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Roma, Itália. Nesta terça-feira (9), o garoto baiano esteve em Salvador para tratar dos preparativos de sua primeira viagem para fora do Nordeste e realizar um sonho: conhecer o governador. “Não estou viajando a lazer ou turismo. É uma ação social. Para mim, é importante que o governador do meu estado saiba disso. Estou muito honrado”, afirmou o jovem, após o encontro com Jaques Wagner.

Integrante há mais de três anos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) – uma das ações empreendidas pelo Pacto Nacional: um mundo para a criança e o adolescente do semiárido – Fagner já lista as prioridades a serem levadas para o encontro. Na pauta do jovem, saúde, lazer, cultura e erradicação do analfabetismo no semiárido lideram os temas principais a serem debatidos com adolescentes de vários outros países, que também integram o J-8, para discutir problemas globais. Desta reunião, resultará um relatório a ser entregue a cúpula do G-8, que acontece paralelamente ao evento, entre os dias 4 e 12 de julho, reunindo os principais líderes mundiais.

“O Pacto Nacional está avançando. Temos que ter em mente que se trata de um programa articulador e não executor de ações. O Peti, por exemplo, é uma dessas articulações que vem dando resultados bastante profícuos, como o envolvimento de jovens com as questões centrais do semiárido, uma região que registra os menores índices de desenvolvimento do país”, comenta Iara Freitas, articuladora do Pacto Nacional. Este programa, desenvolvido em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e os governos locais, sob a coordenação do Unicef, teve a adesão primeira do governador Jaques Wagner, diante da extensão territorial do semiárido na Bahia.

Seleção

O Unicef foi o responsável pela escolha do jovem baiano, no encontro preparatório para o seminário A Voz do Adolescente no Pacto do Semiárido, ocorrido em Recife, durante a realização do II Encontro dos Comitês Estaduais da região semiárida. “O Estado está orgulhoso em ver um representante nacional da Bahia falando pelo semiárido. A região sempre foi e continuará sendo fonte de preocupação central do nosso governo, que segue investindo em programas centrais como o Água Para Todos”, pontuou o governador.

Em 2009, o Unicef Brasil levará quatro adolescentes, que foram selecionados democraticamente em suas comunidades, onde participam de projetos sociais e comunitários. Além de Fagner Moreira, representando o semiárido, Mayara Tavares (Plataforma Urbana, Rio de Janeiro), Rosicléia da Silva (Agenda Criança Amazônia – Belém) e Santiago Plata Garcês (Centro Oeste – Goiás). Ao todo, serão 56 adolescentes entre 14 e 17 anos, representando os países que fazem parte do G8 e os países emergentes convidados. Um website foi criado para promover uma discussão e interação prévia dos selecionados, o http://my.j8summit.com.

Os adolescentes brasileiros irão acompanhados por dois adultos, a Oficial de Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil e um especialista em participação de jovens do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania. Os temas prováveis para discussão no evento serão: direitos da criança e do adolescente no contexto da crise financeira global; mudanças climáticas; desenvolvimento na África; e HIV/Aids.