Mais mil estudantes da rede estadual de ensino realizaram, nesta quinta-feira (4), no Parque da Cidade, um ato pela preservação do meio ambiente e de conscientização dos alunos sobre a necessidade de atuarem como agentes multiplicadores nessa missão. Durante toda a manhã, estudantes de 20 escolas estaduais da capital participaram de atividades como muita música, dança e depoimentos reforçando a necessidade de cada um fazer a sua parte, adotando hábitos ambientalmente corretos no dia-a-dia.

Para a estudante do 4º ano técnico em eletromecânica do Colégio Estadual Newton Sucupira, Kamila Lima, 16 anos, o tempo todo, o meio ambiente vem dando respostas para as degradações feitas pelo homem. “Há muitos empreendimentos que afetam o sistema. É fundamental que, antes de tomar qualquer atitude, o homem avalie o impacto que isso terá para o meio ambiente. O aquecimento global, por exemplo, é uma resposta da natureza a estas ações”, considera a estudante.

Embora saiba que sozinha não será capaz de mudar a realidade, tem consciência de que, pequenos hábitos podem minimizar os impactos. Por isso, Kamila conta que fica atenta para evitar o desperdício da água no momento em que toma banho e escova os dentes e evita jogar lixo na rua. Outra estudante, que procura se policiar nas atitudes rotineiras e também incutir a necessidade de cada um fazer sua parte é Silvana Santos, 13 anos, aluna da 7ª série do Colégio Estadual Pedro Calmon.

“Sempre falo para os meus amigos e para a minha família sobre a necessidade de preservamos a natureza e termos uma consciência ecológica. Quando lavo prato, escovo os dentes ou tomo banho, evito o desperdício de água”, contou. A atividade integra as estratégias da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) de incluir nas escolas ações educativas, que promovam reflexões sobre questões socioambientais e a construção de valores e atitudes em consonância com a edificação de sociedades sustentáveis.