Um dia antes da posse os novos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), marcada para terça-feira (30), os conselheiros participaram de um seminário sobre capacitação, no auditório da Casa Civil. Durante o evento, os conselheiros trocaram experiências e informações com os antigos membros sobre a conjuntura política ambiental do Estado e os órgãos ambientais.

O encontro tratou de temas como política de conservação, legislação ambiental, papel do Cepram, licenciamento ambiental e fiscalização, dentre outros. O seminário foi aberto pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, que falou sobre a Política Estadual do Meio Ambiente e o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema).

O evento contou ainda com a participação da diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Beth Wagner, do superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (SDS), Eduardo Mattedi, do superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC), Marcos Ferreira, e da diretora de Relações Institucionais da Sema, Kitty Tavares.

Representante da colônia de pescadores de Pilão Arcado, Litercílio Pereira, é um dos novos membros do conselho presentes à reunião. “É a primeira vez que estou entrando no conselho. Esse encontro é importante porque estou conhecendo as pessoas e aprendendo sobre o Cepram”, disse.

Em seus 35 anos de existência essa é a primeira vez que o conselho dá assento a representantes de povos e comunidades tradicionais.