LOCAL: Município de Jacobina (Centro Cultural), no território de Piemonte da Diamantina, a 330 quilômetros de Salvador.
DATA: 18.06.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Inauguração da recuperação do trecho da BA 131 que liga os município de Jacobina e Miguel Calmon, das obras emergenciais no sistema de abastecimento do município e de Centro Digital de Cidadania (CDC). Na oportunidade, acontece a assinatura da ordem de serviço para construção de um sistema integrado de abastecimento de água (SIAA).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA 131: O trecho recuperado possui 31 quilômetros de extensão e recebeu pavimento em Tratamento Superficial Duplo (TSD), considerado o melhor para esta finalidade. A restauração permitirá a melhoria no escoamento da produção regional agropecuária e de minérios, como também no tráfego dos cerca de 400 veículos que circulam por dia nesta rodovia. A intervenção beneficiará 300 mil pessoas dos municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo. O investimento foi de aproximadamente R$ 12,7 milhões.

OBRAS EMERGENCIAIS: Foram realizadas com o objetivo de reduzir a escassez de água do município durante o período mais crítico de estiagem, já que Barragem de Itapicuruzinho, principal manancial da região, atingiu no último verão um volume inferior a 30% de sua capacidade. O investimento de R$ 9 milhões em 23 quilômetros de adutoras, ligando a Barragem de Cachoeira Grande à estação de tratamento de água de Jacobina, aumentará a oferta de água em aproximadamente 40%.

CDC: Localizado no povoado de Caatinga do Moura, funcionará numa sala devidamente climatizada, com 10 computadores ligados à internet banda larga e equipados com softwares livres, a exemplo de editor de texto, planilha eletrônica e gerenciador de e-mails, além de um servidor e uma impressora. Os CDCs são disponibilizados através do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 700 unidades em 409 municípios baianos. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, que estarão presentes em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente os serviços dos CDCs.

ORDEM DE SERVIÇO: O SIAA solucionará definitivamente o problema de abastecimento de água da região e atenderá os municípios de Jacobina, Saúde e Caém, bem como 11 povoados situados ao longo da adutora, beneficiando em torno de 118 mil habitantes. As obras devem ser iniciadas no próximo mês de agosto e a conclusão está prevista para julho de 2010. A construção do sistema é uma parceria entre os governos federal e estadual, faz parte do Programa Água para Todos e também está inclusa nas ações do Programa de Aceleração do Crescimento na Bahia. As obras compreendem a construção de barragens nos rios Itapicuru Açu e Itapicuruzinho; captação direta na Barragem de Pindobaçu; 74.934 metros de adutora; cinco estações elevatórias; uma estação de tratamento e uma de tratamento de lodo; três reservatórios; rede de distribuição com 49.985 metros e 2.120 ligações domiciliares com hidrômetro.

JACOBINA: Com população estimada de 78,842 mil habitantes e extensão territorial de 2.320 km², tem como principais atividades econômicas, na agricultura, o cultivo do sisal, banana e laranja, na pecuária, a criação de asininos, bovinos e aves. O minério também é um destaque do município, principalmente o ouro. Sua origem está diretamente ligada à corrida de bandeirantes paulistas e portugueses às minas descobertas na região, nos princípios do século XVII. A sede foi inicialmente formada por uma aldeia indígena catequizada por franciscanos a partir de 1697.