LOCAL: Município de Maragojipe, no território de identidade do Recôncavo, a 133 quilômetros de Salvador.
DATA: 17.06.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração da requalificação urbana do bairro de Alto do Sacramento e de três praças, além de um Centro Digital de Cidadania (CDC).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ALTO DO SACRAMENTO: Com o investimento total de R$ 1.254.381,32, sendo R$ 1.201.999,18 do governo estadual e o restante de contrapartida da prefeitura, os serviços executados englobam abertura de caixas de ruas, movimentos de terra, drenagem, meio-fio, passeios, entre outros. Aproximadamente 2.820 pessoas serão beneficiadas com a obra.

PRAÇAS: Localizadas na sede, no Cajá, e nos distritos de Nagé e Coqueiros, apenas esta última não está totalmente concluída, encontra-se com 95% dos serviços executados. O investimento total nos três equipamentos é de R$ 1.037.559,44, sendo R$ 985.681,46 do Governo do Estado e o restante da prefeitura municipal. As obras de requalificação beneficiarão cerca de 10.400 habitantes.

CDC: Funcionará no Colégio Oscar Dantas, distrito de Enseada do Paraguaçu. A unidade é devidamente climatizada e conta com 10 computadores ligados à internet banda larga e equipados com softwares livres, a exemplo de editor de texto, planilha eletrônica e gerenciador de e-mails, além de um servidor e uma impressora. Os CDCs são disponibilizados através do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 700 unidades em 409 municípios baianos. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, que estarão presentes em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente os serviços dos CDCs. Só no território do Recôncavo, são 25 CDCs em funcionamento e outros 13 estão sendo implantados e serão inaugurados ainda este ano. Até setembro, os municípios de Santo Amaro, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçú, Cachoeira, Maragogipe, Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira e Varzedo serão contemplados com novas unidades.

MARAGOGIPE: Com população estimada de 43,7 mil habitantes e extensão territorial de 436 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura (laranja, mandioca e batata doce) e a pecuária (criação de galinhas e bovinos). Na região, habitavam os índios da tribo maraj-jip, cuja tradução seria braços invencíveis. Eles eram inteligentes guerreiros, que se dedicavam ao cultivo do solo, à pesca e à caça. Posteriormente, alguns exploradores resolveram fixar residência no local, deslumbrados com a riqueza das matas e com a acessibilidade de qualquer embarcação. Eles dedicaram-se a extração de madeiras, plantação de mandioca e de cana-de-açúcar, construção de engenhos e casas de farinha.