Proporcionar animais de qualidade aos agricultores familiares baianos e adequar o plantel de ovinos e caprinos à capacidade da Estação Experimental de Caraíba. Com estes propósitos, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), promoverá, na próxima quinta-feira (4), a partir das 10h, um leilão de 136 caprinos e 116 ovinos mestiços, de diversas raças. O leilão acontecerá na própria estação, localizada no Distrito de Pilar, no município de Jaguarari.

Os animais serão leiloados em lotes, sendo 24 lotes de caprinos para recria, mestiços das raças Anglo-Nubiano, Boer, Mambrina e Repartida; 21 lotes de ovinos, também para recria, mestiços das raças Dorper, Morada-Nova e Rabo-Largo, e seis lotes de caprinos e ovinos, para descarte.

Todos os animais fazem parte do plantel da Estação Experimental, vinculada à Gerência Regional da EBDA, em Juazeiro. No local são realizadas pesquisas voltadas para a melhoria genética de raças, tanto para corte como para produção de leite, e de preservação de ecótipos nativos, a exemplo das raças Repartida, Rabo-Largo e Morada-Nova.

Segundo o gerente Regional de Juazeiro, Fernando Antônio Moura Duarte, os animais que vão à leilão são de procedência dos trabalhos da empresa com melhoramento genético. “Esta é uma excelente oportunidade para os agricultores familiares adquirirem reprodutores e matrizes que vão contribuir na qualidade dos seus rebanhos, tanto para produção de carne como de leite” enfatizou o gerente. A EBDA desenvolve pesquisas, na estação, há mais de 15 anos, com resultados expressivos.

A empresa também mantém um Centro de Profissionalização de Agricultores Familiares no Distrito de Pilar. Entre outras atividades o centro profissionaliza agricultores na fabricação artesanal de embutidos de caprinos e ovinos (linguiça, pernil e outros defumados), e na fabricação artesanal de laticínios (queijos e iogurte).

Os animais ofertados poderão ser adquiridos de forma parcelada, com cheques, sendo uma entrada e mais três parcelas de igual valor, e prazo de 72 horas para retirá-los da estação. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (074) 3611-7666, da Gerência Regional de Juazeiro, ou (074) 3532-1157, da Estação Experimental de Caraíba. Para ter acesso aos animais que vão a leilão, os interessados podem se dirigir à Estação Experimental de Caraíba, em horário comercial.