Gestores e técnicos governamentais das cidades de Ilhéus, Itabuna, Buerarema, Itajuípe, Itacaré e Uruçuca reúnem-se na próxima segunda e terça-feiras (15 e 16), em Salvador, com secretários e técnicos do governo estadual para debater questões ligadas à implantação do novo sistema logístico-produtivo previsto para a região.

O Encontro de Planejamento Territorial da Região de Influência do Complexo Porto Sul acontece no Centro de Treinamento de Lideres (CTL), em Itapuã. O objetivo é estabelecer um pacto institucional entre o Governo do Estado e os municípios envolvidos visando a definição de estratégias de ação integradas que preparem a região para a entrada em operação dos novos empreendimentos previstos.

Entre os empreendimentos estão a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), novos acessos rodoviários e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). Durante o evento, serão discutidas e identificadas as necessidades de cada cidade, buscando compatibilizar soluções de planejamento que possibilitem o desenvolvimento sustentável da região a partir de ações sinérgicas e integradas.

A abertura do encontro será às 14h do dia 15, com a presença dos secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, do Planejamento, Walter Pinheiro, e do Meio Ambiente, Juliano Matos, além da chefe da Casa Civil, Eva Chiavon. Logo após, será proferida uma palestra sobre Endodesenvolvimento pela professora Tânia Bacelar. Já ao final do encontro, no segundo dia, serão tiradas as premissas e elaborada uma agenda com as definições do Pacto Institucional entre o Estado e os municípios envolvidos.