Famoso por promover um São João danado de bom, com atrações de peso e grande estrutura, o município de São Francisco do Conde investe mais uma vez num festejo junino para ninguém botar defeito. Com o tema Arraiá da Cultura, São João da Gente, a festa começa antes de 24 de junho e só termina no dia de São Pedro.

De 22 a 29 de junho, São Francisco do Conde será palco de uma festa imperdível. Atrações tradicionais vão animar sanfranciscanos e visitantes. Reafirmando o compromisso com a cultura local, a prioridade foi dada para bandas e artistas da terra. Além disso, atrações como Daniel, Saia Rodada, Amado Batista, Dorgival Dantas e Orquestra Sanfônica de Aracaju marcam presença no Palco da Cultura, montado na orla da cidade especialmente para o evento.

A Orquestra Sanfônica de Aracaju abre a noite com seus 25 sanfoneiros misturando forró com bossa nova e tango argentino. A segunda atração chega para embalar de vez o arrasta-pé. O forrozeiro pernambucano Targino Gondin apresentará o show “As canções de Luiz”, baseado no CD Canções de Luiz – Com Targino Gondim, que ele preparou para a temporada junina de 2009. A promessa é de uma apresentação inesquecível, com grandes sucessos do Rei do Baião.

Após o show da banda camaçariense Cactus, terceira atração da noite, é a vez de um dos cantores bregas mais populares do Brasil, o pernambucano Reginaldo Rossi, mudar o tom da balada e encerrar a noite com suas canções e estilo inconfundível que o tornaram conhecido nacionalmente como o Rei do Brega. Garantia de praça cheia, Rossi promete levar ao palco todo o carisma e musicalidade que lhe são peculiares.

No segundo dia de festa, a banda Asas Livres abre a programação no melhor do arrocha. Logo depois, é a vez do cantor e compositor goiano Amado Batista mostrar porque goza do título de cantor mais “amado’ do Brasil. A última atração da noite é ninguém menos que a banda Saia Rodada, com seu forró animado e extremamente dançante.

Na noite de São João propriamente dita, Zezinho da Ema, Forrozão Chacal, Catuaba com Amendoim e Dorgival Dantas sobem ao palco montado pela prefeitura em São Francisco do Conde.

A banda Zezinho da Ema se prepara para comemorar 20 anos na estrada. Tudo começou quando José Melquíades aprendeu a tocar sanfona e montou um grupo musical. Hoje, a banda é conhecida em todo o circuito forrozeiro pelas vozes femininas que interpretam sucessos do forró.

Em meados da década de 90, o forró ganhou uma nova roupagem, com ritmo mais acelerado, arranjos e temas modernos. A Forrozão Chacal fez parte dessa mudança e aposta em canções, figurinos e coreografias diferenciadas para fazer um espetáculo de som, luz e efeitos especiais.

Com 10 CDs gravados, a Catuaba com Amendoim também faz parte da festa. A banda leva ao Arraiá da Cultura, canções como “Saga de um vaqueiro” e composições que prometem ser sucesso no 11º álbum, prestes a ser lançado ainda este ano.

Considerado a mais nova revelação do forró pé-de-serra moderno, Dorgival Dantas começou a tocar acordeon aos 14 anos e trabalhou como produtor e instrumentista para diversas bandas de forró. Autor de canções como ‘Coração” (sucesso nas vozes de Tomate e Aviões do Forró), “Passei a noite no forró”, “Chega de mentiras”, “Tá na cara” e “Me manda embora”, o compositor se apresenta em carreira solo em São Francisco do Conde.

Concursos

Um arrastão cultural sairá da entrada da cidade para a realização de um concurso de carroças, que premiará a mais bonita. A prefeitura realiza ainda o concurso “Rua mais enfeitada”, em que o primeiro lugar ganhará R$3 mil; o segundo, R$2 mil e o terceiro, R$1 mil.

A programação de São Pedro reserva outras boas surpresas para quem curtir os festejos juninos em São Francisco do Conde. Confira programação completa de São João e São Pedro.

Segunda feira (22/06)
Orquestra Sanfônica de Aracaju; Targino Gondim; Banda Cactus e Reginaldo Rossi