O São João da Bahia está em todos os municípios do Estado, inclusive capital. A festa no Pelourinho que ocorre de 10 a 28 de junho está atraindo não só a população de Salvador, mas os turistas que chegam à Bahia para conhecer o São João.“Eu venho sempre à Bahia a trabalho mas não conhecia o São João. Estou gostando muito, é bem animado e as comidas típicas são deliciosas”, declarou o turista português, Abílio Brochado.

Assim como Abílio, turistas de todos os Estados do Brasil também estão sendo atraídos pelo ritmo do forró, pelas comidas típicas e a energia da população baiana para curtir o São João, uma festa tradicional nos 417 municípios da Bahia.

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, os números mostram os resultados do trabalho de divulgação do São João da Bahia. “Os hotéis já estão com 70% de suas ocupações lotadas, isso mostra que a Bahia está conseguindo seu objetivo de mostrar ao resto do país e em breve para o exterior, o maior São João do mundo”, afirmou Emília.

A festa no Centro Histórico, organizada pela Secretaria do Turismo, este ano contou com atrações de peso, como Elba Ramalho, Adelmário Coelho, Gilberto Gil, Estakazero, Falamansa. A cantora Daniela Mercury foi a grande atração do sábado (20), com o show que agitou as mais de 20 mil pessoas que lotaram o terreiro de Jesus. “Eu fico muito feliz em participar do São João, já que fico tanto tempo ausente com outros compromissos profissionais, então, quando posso, adoro curtir e cantar nessa festa linda, com a qual me identifico tanto”, afirmou Daniela.

O público caiu no arrasta pé e dançou com ou sem par. “A noite está apenas começando, então a gente dança até com a amiga”, disse a dançarina Sinara Santana.

O Pelourinho recebeu a decoração e toda a estrutura tradicional dos festejos juninos. Os comerciantes aproveitaram para vender todo tipo de artigos típícos como chapéus, fogos, além das iguarias nordestinas à base de milho verde, tradicionais na festa. As famílias podem curtir as apresentações das famosas quadrilhas, no Cruzeiro de São Francisco. Elas disputam o Campeonato Regional, que será decidido no dia 24 de junho. “Eu trago meus filhos para assistir as quadrilhas, ele adora e dança bastante, mesmo com apenas cinco aninhos”, contou o comerciante, Hélio Souza.

Um efetivo de 260 policiais por dia está reforçando a segurança do público que escolheu o Centro Histórico para curtir o São João. Um posto de saúde foi instalado na Faculdade de Medicina, com uma equipe de médicos, enfermeiros e uma ambulância do SAMU de plantão 24 horas.

A Setur também montou um posto de informações turísticas com atendimento personalizado em quatro idiomas, além do call Center, Disque Bahia Turismo, pelo telefone (71) 3103-3103.

“Nós estamos muito felizes com mais um ano de sucesso do São João da Bahia. Além de estarmos atraindo cada vez mais turistas, que na verdade, ajudam a manter a tradição cultural da festa, os festejos juninos trazem benefícios para a economia do estado”, garantiu o secretário do turismo, Domingos Leonelli.