Mais uma vez, a Bahia supera a cobertura vacinal prevista para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe, encerrada na última sexta-feira. Em todo o estado, foram vacinadas 1.149.619 pessoas com idade a partir de 60 anos, número que representa 82,65% da meta prevista pela Secretaria da Saúde (Sesab), que era imunizar 1,3 milhão de idosos.

A enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, considera os resultados alcançados satisfatórios e lembra que o Ministério da Saúde preconiza o alcance de 80% da meta prevista, percentual superado pelo estado.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização informou que 305 municípios alcançaram ou superaram a meta proposta, conferindo ao estado uma homogeneidade de 73,14% de cobertura vacinal, número também superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 70%.

“Apesar de algumas dificuldades enfrentadas durante o período de vacinação, sobretudo as fortes chuvas que castigaram vários municípios baianos, inclusive Salvador, consideramos que a campanha teve um bom resultado”, afirmou Fátima Guirra.

As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas em 1999 pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, com o objetivo de reduzir a incidência da gripe e complicações respiratórias na população alvo, além de diminuir o número de internações hospitalares por pneumonias, bronquites e outras patologias.

Conforme dados do Ministério da Saúde, desde o início das campanhas houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação.