Mais oito postos do Programa Saúde da Família (PSF) – seis no subúrbio ferroviário, um no Costa Azul e um no Calabar – foram entregues à população de Salvador nesta terça-feira (16) pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. Além dos prédios em alvenaria, as unidades, com estrutura para atender 200 mil pessoas/mês, contam com equipamentos médicos e odontológicos, ar-condicionado e mobiliário apropriado, perfazendo um investimento de R$ 8 milhões.

“Este é um investimento conjunto das três esferas de governo. O governo estadual entra com a infra-estrutura e o municipal com os recursos humanos, repassando verbas do governo federal”, explicou Solla. Segundo ele, 85% dos casos de procura do sistema de saúde podem ser resolvidos no PSF e o número de pessoas que precisam de internação não é grande.

“Nos postos, controla-se a hipertensão, o diabetes, e isso reduz a incidência de outros problemas”, disse o secretário. Além dos postos do Calabar e do Costa Azul, foram entregues unidades na Estrada da Cocisa e nas comunidades de Bate Coração, Alto de Coutos II, Alto do Cruzeiro, São João do Cabrito e São José de Baixo. Solla ressaltou que os postos se juntam a outros quatro, em Ilha de Maré e nos bairros de São Bartolomeu, São Cristóvão e Cajazeiras, já entregues no final do ano passado, perfazendo um total de 12 novos postos do PSF em Salvador. “A nossa meta é inaugurar 400 unidades na Bahia até o final de 2010. Cerca de 300 já estão prontos ou em fase final de construção”, afirmou.

Satisfação

Dilma Oliveira, 40 anos, moradora de Alto de Coutos, tem dois filhos pequenos e disse que está feliz com o novo posto, porque não precisa mais ir longe para conseguir atendimento médico. “Sentia dó de ver as pessoas, principalmente as mais velhas, tendo que se deslocar, doentes, para serem atendidas em outro lugar. Agora isso acabou”, ressaltou.

As unidades do Costa Azul, Calabar e Alto do Cruzeiro já estão atendendo a população. As demais dependem de investimentos da prefeitura de Salvador para alocação de recursos humanos. “Em 15 dias as equipes devem estar trabalhando nesses postos”, informou o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito. Ele declarou que as unidades não vão funcionar com sua capacidade total e que cada equipe do PSF atende quatro mil pessoas. “As equipes terão condições de atender cerca de 60 mil pessoas neste primeiro momento”, disse.

A técnica em enfermagem Darlene Lemos afirmou que o posto do Costa Azul já existe há nove anos, mas foi totalmente reformado, recebendo inclusive novos equipamentos. “A estrutura está maravilhosa. O atendimento melhorou muito e todos os pacientes saem daqui satisfeitos”, observou. É o caso de Jamile Araújo, 23 anos, que estava na unidade do Costa Azul com seu filho Wendel, dois anos. “Está ótimo. É muito mais segurança para a gente”, comentou.