“São João sem Dengue” é a campanha que está sendo deflagrada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Voluntárias Sociais da Bahia e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com a finalidade de difundir ações educativas de prevenção, controle e combate à doença durante os festejos juninos na capital e no interior do estado.

Com o jingle “A nossa força é a nossa voz, mais saúde para todos nós. Na peleja contra a dengue, todo mundo dando a mão. Para o mosquito ser vencido é o governo e o povo unido. Dengue não resiste não!”, a Sesab espera animar os festejos juninos e transformar o controle do mosquito em uma ação rotineira.

Dentre as ações já confirmadas estão: panfletagem no Arraiá da Capitá, fixação de cartazes nos camarins, chamada dos artistas durante as apresentações; panfletagens no São João e no Santo Antônio do Pelourinho; distribuição de panfletos nos terminais de saída e entrada do ferry boat e rodoviária; distribuição de panfletos durante a “Operação São João”, realizada pela equipe da Agerba nas estradas; divulgação do “São João sem Dengue” em 35 municípios onde a Fundação Pedro Calmon, juntamente com a Biblioteca Nacional, inaugurou bibliotecas municipais.

Desde o ano passado, a Mobilização Social do Servidor Público em apoio à campanha “Combater o Mosquito da Dengue é Dever de Todos” vem realizando diversas ações.