Com o objetivo de promover a discussão sobre o diagnóstico da tuberculose em hospitais será realizado segunda e terça-feira (8 e 9), no Hotel Golden Park, a partir das 9h, a Oficina Controle da Tuberculose em Hospitais, com a participação de profissionais que atuam em Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Laboratório e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da rede hospitalar pública e privada dos municípios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.

O evento, que foi organizado por membros do Comitê de Combate à Tuberculose da Região Metropolitana de Salvador (Coordenações do Programa de Controle da Tuberculose da Bahia e dos três municípios já citados), tem o apoio do Projeto Fundo Global – Tuberculose/Brasil.

Durante o encontro será apresentada a situação da Tuberculose na Bahia (TB) e o resultado de questionários respondidos quanto ao controle da TB nos hospitais inscritos. Entre os temas de interesse para a vigilância epidemiológica do agravo estão incluídos: Diagnóstico, Biossegurança, Co-infecção TB-HIV, Regulação, além das experiências de hospitais como o Hospital Especializado Octávio Mangabeira e Hospital Santo Antônio.

De acordo com Rosangela Palheta, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, espera-se como produto da Oficina a formação de uma comissão que consolide as contribuições dos grupos de trabalho e seja elaborada uma proposta de Protocolo Estadual Controle da Tuberculose em Hospitais.