Nesta quinta-feira (18), às 18h, o Governo do Estado inaugura uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Salvador Shopping, com capacidade de 3 mil atendimentos por dia. Vão estar à disposição da população os serviços do Detran, Polícia Federal, Junta Comercial da Bahia, Tribunal de Justiça, Secretaria da Fazenda, Procon, Secretaria de Segurança Pública, Emissão de RG e Antecedentes Criminais. Com esse novo posto a capital passa a ter onze unidades de atendimento do SAC.

Esta é a terceira unidade inaugurada em Salvador. Anteriormente, já haviam sido implantados dois postos nos bairros de Pernambués e Pau da Lima. Os novos postos interrompem um período de dez anos sem expansão da rede na capital. Com a unidade do Salvador Shopping serão mais 72 mil atendimentos/mês oferecidos pela rede SAC.

O novo posto tem investimento de R$ 1,5 milhão, partilhados entre o Salvador Shopping (R$1 milhão gastos com infra-estrutura) e o Governo do Estado (R$500 mil gastos com mobiliário, equipamentos e utensílios). O SAC Salvador Shopping contará com 180 funcionários para oferecer 163 serviços, entre registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, habilitação, passaporte e antecedentes criminais. O funcionamento será de segunda a sexta, das 9 às 19h, e aos sábados das 9 às 14h.

Com a nova unidade, o Governo amplia para 32 o número de unidades de atendimento ao cidadão no Estado, sendo 28 postos SAC (11 na capital no 17 no interior); e quatro unidades do Ponto Cidadão – versão compacta de atendimento – já instituídas os municípios de Central (Semi-árido), Presidente Tancredo Neves (Baixo-sul), Inhambupe (Agreste) e Cruz das Almas (Recôncavo).

SAC Iguatemi em reforma

Já o SAC do Iguatemi, passa por uma reforma para readequação do layout e fica fechado por 20 dias. Segundo o superintendente de atendimento ao Cidadão, Flávio Amorim, o objetivo é ampliar os serviços naquela região da cidade que estava com excesso de demanda.

“Esta semana começa o atendimento no Salvador Shopping. No início de julho o SAC do Iguatemi já estará funcionando, ai passaremos a reformar o posto da estação de transbordo, que também será requalificado”, explica. No período de reforma o atendimento para emissão da carteira de identidade no Iguatemi não está suspenso. Um posto provisório foi montada na área externa do shopping e tem capacidade para atender 320 pessoas por dia. O funcionamento é das 8 às 18h, de segunda a sexta.

Os demais serviços que eram realizados no Iguatemi podem ser feitos nos outros postos do SAC, espalhados pela cidade. “Em função da grande demanda pelo RG e por se tratar de um documento básico criamos esta estrutura para não interromper o atendimento”, explica Flavio Amorim.

Com a readequação alguns atendimentos que antes eram feitos no Iguatemi passam a ser feitos apenas no Salvador Shopping. O Procon, por exemplo, vai ser transferido para a nova unidade. Segundo o Superintendente a idéia é dividir os serviços entre os três postos: Iguatemi, Estação de Transbordo e Salvador Shopping. “Dessa forma nós ampliamos a possibilidade de atender ao cidadão, aumentamos o número de serviços disponíveis sem aumentar a distância entre os pontos, já que os três estão bem próximos”, disse.

Depois da Reforma o posto do Iguatemi vai oferecer atendimento do Detran, Secretaria do Trabalho, Coelba, Embasa, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Planserv, Registro de Perda de Documentos, Serviço de Atendimento ao Fornecedor, Sucom além de emissão de RG e antecedentes Criminais.

O estudante José Mário Sousa, que esteve no posto provisório do Iguatemi para tirar a segunda via do RG, disse que o atendimento continua eficiente e comemorou as intervenções no SAC. “Um novo posto no Salvador Shopping vai aumentar nossa opção e a reforma deve deixar a estrutura mais nova e confortável aqui no Iguatemi”, disse.