A Bahia vai realizar ainda este ano a 3ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. Já em março do próximo ano será a vez de Sergipe ou abrigar a conferência regional do Nordeste. As informações foram prestadas nesta quinta-feira (18) pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, durante o 15º Fórum do Consecti. O evento está sendo realizado em São Paulo, juntamente com o Fórum Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

No evento, que termina sexta-feira (19), estão sendo debatidos também o planejamento estratégico, o estatuto do Consecti e as linhas de financiamento para projetos de C&T. O secretário Ildes Ferreira, que é também diretor do Consecti para a região Nordeste, anunciou o investimento da ordem de R$ 27 milhões para a área de inovação nos estados nordestinos, Minas Gerais e Espírito Santo. O aporte será do Banco do Nordeste (BNB) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O investimento foi acordado no último Fórum do Consecti regional NE ocorrida em Salvador, no final de maio.

Nesta sexta-feira (20), na reunião conjunta Consecti-Confap será discutido o tema O Ensino Superior e o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, com a participação da Secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Dallari Bucci. A diretora geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Dora Leal, também participa do Fórum conjunto.