Mais 84 jovens foram certificados em cursos oferecidos por meio do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) nas áreas de telemarketing, eletricidade predial, panificação com confeitaria e informática básica. A entrega dos certificados foi na manhã desta sexta-feira (19) , na unidade central do SineBahia, em Salvador. O PlanTeQ é resultado de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo do Estado, desenvolvido na Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Integrantes da turma de informática básica, Maiara Silva de Aragão, 20 anos, disse que o curso superou as expectativas e falou da importância desse aprendizado para sua inserção no mercado de trabalho. “Já tinha tentado aprender informática, mas só agora pude me aprofundar. Espero que me ajude muito a conseguir a vaga de recepcionista que estou buscando”, destacou a jovem.

Empreendedorismo

Presente à solenidade de certificação, o secretário Nilton Vasconcelos, apontou o associativismo e o cooperativismo como caminhos importantes para o sucesso profissional. “É lógico que a carteira de trabalho assinada é uma grande conquista, mas empreender e administrar os próprios negócios atualmente é uma grande saída, com boas oportunidades”, enfatizou.

Os 22 jovens qualificados na área de panificação e confeitaria foram convidados a participar das palestras promovidas pela superintendência de Economia Solidária (Sesol), que acontecerá nos dias 15 e 26 de julho.

Para a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho no Estado, Maria Thereza Andrade, a ação acontece também em conformidade com o novo modelo proposto pelo SineBahia, que integra qualificação à intermediação. “O curso compensa, em muitos casos, a falta de experiência. Desde a captação das vagas no SineBahia, já trabalhamos com esse argumento junto às empresas em benefício da empregabilidade desse público”, explicou Maria Thereza.

As turmas certificadas nesta sexta-feira tiveram como entidades co-executoras o Senai e a Adesc, responsáveis por desenvolver o conteúdo ministrado nas 200 horas de aula dos cursos.