Nos cinco primeiros meses de 2009, o SineBahia conseguiu bater todos os recordes na colocação de trabalhadores no mercado de trabalho, garantindo vagas para cerca de 24 mil pessoas em todo o Estado.

Este foi o melhor resultado do sistema de intermediação do governo nos últimos sete anos, fruto da nova filosofia implantada a partir do ano passado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que contempla a integração da qualificação e intermediação.

"Apesar do atual cenário econômico e financeiro do país, o SineBahia vem conseguindo consolidar o seu papel de intermediador entre os trabalhadores que buscam emprego e as empresas que desejam contratar profissionais com o perfil adequado às suas necessidades.

Por outro lado, o empresariado também vem procurando cada vez mais o sistema pela sua alta credibilidade em todos os setores", afirma Maria Thereza Andrade, superintendente do Trabalho da Setre.

Filosofia

Um fato a ser destacado neste empenho do Governo do Estado pela colocação de mais trabalhadores no mercado de trabalho, é a nova filosofia que está sendo empregada e que contempla a integração da qualificação e intermediação.

"Os coordenadores regionais estão sendo treinados dentro da nova filosofia gerencial e tudo faz crer que chegaremos ao final do ano conquistando um número de colocados maior do que ano passado, que foi de 54 mil", adianta Maria Thereza.

Para Joaquim Gonçalves, técnico responsável pelo treinamento gerencial dos coordenadores regionais da rede SineBahia, a proposta de trabalho que está sendo implantada é de fundamental importância.
"Nesta semana, os coordenadores passaram por mais um treinamento, pois acreditamos que qualificar e desenvolver pessoas é o caminho a ser seguido", diz.

Além dos módulos de Administração, Atendimento, Operação e Gerenciamento, os coordenadores regionais recebem informações de como preparar o beneficio do seguro-desemprego para o trabalhador.
Participaram do treinamento, servidores de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Dias D´Ávila, Cruz das Almas e Conceição do Coité.

Para Aldaci Vilas Boas, de Candeias, e Maurício Ferreira, de Conceição do Coité, os treinamentos serviram para esclarecer dúvidas mais frequentes e vão ajudar a executar melhor a convocação e captação das vagas para o trabalhador, objetivo principal do serviço.

Número de vagas tem aumentado desde 2008

A partir de 2008, com a inauguração da unidade central do SineBahia, em Salvador, o número de pessoas colocadas no mercado de trabalho vem crescendo no Estado.

Entre janeiro e maio de 2008 e o mesmo período de 2009, por exemplo, houve um crescimento de 80,6% dos trabalhadores colocados em toda a Bahia no mercado formal pelo serviço.

Entre janeiro e maio deste ano, foram conquistadas 7.381 vagas em Salvador pelo Sinebahia, o que representa uma variação de 81% em relação a igual período do ano passado.

As unidades da rede presentes no interior também apresentaram bons resultados no período, a exemplo de Camaçari, com 1.765 pessoas colocadas no mercado de trabalho; Juazeiro, com 1.707; Itamaraju, com 1.243; Alagoinhas, com 1.199; e Eunápolis, com 987 trabalhadores.

Hoje, funcionam 118 unidades do SineBahia em 104 municípios, sendo que na capital a Unidade Central está localizada na Avenida ACM e as demais nos postos dos SACs e nos shoppings Iguatemi, Barra, Comércio, Liberdade, Cajazeiras, Periperi, Pernambués e Pau da Lima.