A metodologia empregada pelo SineBahia, que é inovadora no estado e apontada como uma das mais eficientes do país, onde se destaca a integração entre as ações de qualificação e intermediação, foi muito facilmente percebida por Roberto di Meglio e Débora Ferrari, representantes do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante visita realizada na manhã desta sexta-feira (27), à Unidade Central de Atendimento, na Avenida ACM, em Salvador.

Coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a unidade central do SineBahia foi inaugurada em janeiro de 2008 e tem capacidade para atender uma média de mil trabalhadores por dia. Esse modelo, bem sucedido, que faz aumentar as chances de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, foi implantado inicialmente na capital, e vem sendo replicado em 104 municípios, garantindo mais empregabilidade e apoio para a população do interior do estado.

Interesse

"O sistema que vimos aqui é completo, pois oferece muitas opções e acompanha o trabalhador até a sua colocação no mercado de trabalho", disse Roberto di Meglio.
Ao seu lado, Débora Ferrari elogiou o trabalho realizado pela equipe do SineBahia, especialmente na capacitação das pessoas que não dispõem das qualificações exigidas pelas empresas. "É um trabalho admirável e muito interessante em todos os aspectos", sentenciou.

Microcrédito

Percorrendo as instalações por duas horas, os técnicos da OIT receberam informações completas de cada setor. No laboratório, onde se realizava um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), os dois técnicos da OIT sediados em Turim, na Itália, observaram que aprendizados desta natureza "são essenciais para qualquer cidadão que respeita os direitos humanos".

Roberto di Meglio, por sua vez, mostrou-se mais interessado em conhecer a nova proposta da Setre, que vai aliar serviços de intermediação com os de microcrédito e de fomento à produção e deverá ser oferecido aos trabalhadores que procuram o SineBahia na capital.
Esta proposta, inclusive, está em perfeita sintonia com os debates ocorridos entre os dias 23 e 25, no Hotel Pestana, durante o IV Encontro Internacional de Redes EurosociAL.