Se você alterou as características do seu veículo e não comunicou ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), preste atenção: é necessário se dirigir ao setor de vistoria do órgão e solicitar a autorização para inspeção no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Após a inspeção o proprietário retorna ao Detran, submete o veículo à vistoria e em seguida dirige-se ao setor de conferência final junto com o Certificado de Registro de Veiculo (CRV), conhecido como DUT, e com tudo que proporcionou a alteração do veículo como nota fiscal, CSV, contrato de prestação de serviços. Feito este procedimento, ainda deve realizar o pagamento de uma taxa de R$ 32 para a emissão do novo documento. Porém os custos com a inspeção variam de acordo com o porte do veículo que é avaliado pelo Inmetro.

As alterações mais comuns são: inserção e retirada de Gás Natural Veicular (GNV), troca de carroceria e mudança de cor. Esta última não requer inspeção do Inmetro. De acordo com a Resolução 292/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a alteração do ano/ modelo só poderá ser feita um ano posterior ou um ano inferior ao período de fabricação do veículo.