A Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) promove, nesta quinta-feira (4), na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, audiência pública para levantar subsídios para a regulamentação do Subsistema de Transporte Complementar de Passageiros. O evento, que acontecerá no Fórum Desembargador Perilo Benjamim, reunirá representantes de diversos segmentos da sociedade local e dos municípios da região, como cooperativas de transportes, de empresas de ônibus, entidades de defesa de consumidores, deputados, prefeitos e vereadores.

A Lei que cria Subsistema de Transporte Complementar de Passageiros foi sancionada em fevereiro pelo governador Jaques Wagner. O objetivo é tirar da clandestinidade, por meio de licitação pública, milhares de trabalhadores que atuam no setor, garantindo a manutenção do emprego e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população.

Na sexta-feira (5), será a vez da cidade de Irecê e região receber o evento da Agerba, que será realizado na Câmara de Vereadores, das 8 às 12h. Para participar do processo de licitação, prevista para ser deslanchado a partir de agosto pela Agerba, o operador precisará comprovar que já reside na localidade da linha há pelo menos cinco. Ele só poderá disputar apenas com um veículo, que deverá ter capacidade mínima para 12 passageiros. A permissão para exploração da linha terá prazo de cinco anos, prorrogável por mais cinco.

O diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto, explicou que terão prioridade os trabalhadores que já atuam no setor. “Já estamos com equipes atuando em pesquisas de demanda para que a Agerba tenha um diagnóstico que indique o número de linhas e de veículos necessários”, observou. Para incentivar a aquisição de carros novos para a frota do sistema complementar, a Agerba fez uma parceria com o Desenbahia para a criação de uma linha de financiamento especial.