LOCAL: Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
DATA: 09.06.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Assinatura de contrato entre o Governo do Estado e a empresa Vicar Promoções Desportivas S/A para realização da sexta etapa da Stock Car na capital baiana: o Grande Prêmio (GP) Bahia, a primeira corrida de rua da categoria.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PATROCÍNIO: No valor de R$ 3,5 milhões, o contrato prevê a realização do evento na Bahia por cinco anos, o que incluirá a prova no nosso calendário turístico, além da realização de obras de recapeamento de 4 mil metros de asfalto do CAB, onde funcionará o circuito, e o nivelamento da pista na qual serão instalados os boxes.

REFLEXOS: O GP da Bahia representa um importante passo para o combate à sazonalidade no turismo, uma vez que as provas serão realizadas no mês de agosto, período de baixa estação. Cada prova da Stock Car reúne 2 mil pessoas entre engenheiros, mecânicos, pilotos, além de representantes de equipes e patrocinadores. As provas também atraem um significativo número de amantes do automobilismo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a realização da prova em Salvador representa uma ocupação de pelo menos 5% dos leitos existentes na cidade, apenas com as pessoas que fazem parte do staff da competição. As reformas das pistas ainda farão com que o CAB possa no futuro abrigar outras competições, além de oferecer boas condições de tráfego para os moradores locais.

STOCK CAR: É considerada a categoria mais importante do automobilismo brasileiro, criada em 1979 a partir de um antigo anseio da comunidade apaixonada por carros de corrida. A primeira prova contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros. Hoje, 30 anos depois, 32 carros, dos tipos Vectra e Peugeot 307 Sedan, compõem o grid de largada.

AÇÕES: Com o objetivo de oferecer ao turista lazer, segurança e novas opções de serviço, além de divulgar a importância do estado para outros países, o Governo da Bahia tem investido em diversas ações. Seguem abaixo algumas iniciativas:

Projeto Espicha Verão: Com objetivo de prolongar a permanência dos turistas em Salvador, o projeto transforma o Porto da Barra em área de lazer e entretenimento, com a programação Praia 24 Horas. Diversas atividades culturais e esportivas foram realizadas no local com a finalidade de atrair e garantir a permanência do turista na cidade, no período posterior ao carnaval.

Disque Bahia Turismo: Em setembro de 2008, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

Festas populares e eventos: Em 2008, os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, houve a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista.

Comunicação: Nesse âmbito, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br. Além disso, foi lançado um site para os festejos de São João: www.saojoaobahia.com.br.

Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do centro de Salvador.

Nova operação: Em outubro de 2008, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de voos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões, além do sistema de esgotamento sanitário, urbanização e drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador, um total de R$ 25 milhões foi destinado para a recuperação do patrimônio histórico e revitalização da orla marítima.

Voos internacionais: Atualmente, a Bahia possui 25 voos internacionais regulares provenientes de Buenos Aires, Miami, Frankfurt, Madri, Lisboa e Paris, além dos charters de Milão, Porto (Portugal), Córdoba (Argentina), Madri, e, brevemente, também de Montevidéu.

Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5.700 pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1.200 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural.

Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco, por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado faz um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas podem aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico leva novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro de 2008, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões, ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final de 2007: o Sintur e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos. Até 2008, foram investidos R$ 2 milhões da promoção no mercado internacional e mais R$ 3 milhões no mercado nacional. Em publicidade, material promocional, promoções de eventos e desenvolvimento de novos produtos turísticos, foram investidos R$ 17,5 milhões.