Estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública baiana que gostam de escrever e se interessam pela história baiana podem usar os conhecimentos para ganhar prêmios. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, no último dia 26 de junho, em Cachoeira, o edital do segundo concurso de redação sobre a Independência da Bahia. As inscrições poderão ser realizadas nas unidades escolares até o dia 17 de julho.

O concurso visa promover a reflexão sobre o tema entre os estudantes das redes públicas, reconhecendo a relevância histórica do processo que envolveu a participação de diferentes setores da população em diversas batalhas. Dividido em duas categorias, ele vai premiar as três melhores redações do Ensino Fundamental e as três melhores do Ensino Médio realizadas por alunos das escolas públicas baianas.

Os três finalistas de cada categoria de ensino receberão, respectivamente, um computador e impressora, um MP5 e uma câmera fotográfica digital. No entanto, os estudantes não serão os únicos a serem premiados. As escolas dos primeiros colocados, na etapa final, receberão um computador e a dos classificados em 2º e 3º lugares receberão uma mini-biblioteca e menção honrosa pelas melhores redações.

Já os professores de Língua Portuguesa e/ou História, orientadores dos estudantes vencedores do primeiro lugar receberão um computador e o do segundo e terceiro lugar uma mochila literária personalizada. Os estudantes de cada nível de ensino selecionados na segunda etapa, realizada nas Diretorias Regionais da Educação (Direc) também serão contemplados com uma mochila literária personalizada. Cada estudante poderá participar com apenas um texto com caráter dissertativo-argumentativo.

Além de trazer de volta aos estudantes o sentido e o valor da data magna baiana, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Adeum Sauer, destaca que o concurso representa mais uma ação realizada pelo Governo no sentido de que esta história seja conhecida e lembrada pelas novas gerações de cidadãs e cidadãos baianos como um momento de luta e de conquista coletiva e não apenas dos nossos heróis e heroínas, e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento da leitura e produção de texto, considerado elemento chave da aprendizagem.

Os trabalhos devem ser realizados em sala de aula, mediante acompanhamento dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e/ou História. As redações passarão por processo seletivo na própria unidade escolar e nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) e, na etapa final, uma banca examinadora de professores constituída pela SEC escolherá os seis melhores trabalhos – três do ensino fundamental e três do ensino médio.