Mais de 800 estudantes de 10 escolas da rede estadual vão participar do desfile cívico do 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. Cinco escolas participarão da programação matutina e outras cinco da vespertina levando para a avenida o colorido de suas fanfarras compostas por pelotões coreográfico, cívico, mirim, corpo musical e balizas e um repertório variado que vai de clássicos, como a Quinta Sinfonia de Beethoven à música popular brasileira. Para fazer bonito no desfile, os integrantes das fanfarras mantêm uma rotina permanente de ensaios durante o ano inteiro.

Atualmente, existem aproximadamente 30 fanfarras na rede estadual de educação. Até o final do ano, serão criadas mais 55 unidades. Isso será possível por meio de uma parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com o Ministério da Educação (MEC), que vai destinar R$ 2,5 milhões para aquisição de instrumentos musicais para criação das novas fanfarras. Já foi feita a licitação e, no momento, os vencedores estão enviando amostras dos instrumentos para a SEC analisar a qualidade. A Secretaria não comprava equipamentos para fanfarras há, aproximadamente, 20 anos.

Numa segunda etapa, prevista para ocorrer no próximo ano, serão destinados mais R$ 2,5 milhões, que serão aplicados na revitalização das fanfarras existentes. “Muitas já estão com os instrumentos sucateados”, informa Noélia Félix, da coordenação de Articulação Escola Comunidade da SEC.