A Bahia é o primeiro estado brasileiro a oferecer o curso da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) intitulado "O Papel do Gerente na Gestão do Desempenho da Equipe”. Cerca de 30 coordenadores e instrutores de seis escolas de Governo estão participando, até esta sexta-feira (31), da capacitação, que segue o modelo da Canada School Public Service – escola canadense de serviço público -, e que tem como objetivo formar multiplicadores capazes de levar novas ferramentas de gestão de pessoas para seus estados. O evento está sendo promovido pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), por intermédio da Secretaria da Administração (Saeb).

“A Bahia comprovou estar preparada para sediar este curso, que necessita de uma logística específica para que o método seja bem aplicado”, explica Celina Romagnoli, facilitadora do curso e coordenadora geral de Desenvolvimento de Pessoas da Presidência da República. Seguindo o método canadense, as aulas são de caráter ferramental e prático, utilizando-se de simulações, trocas de experiência e grupos de discussão para discutir conceitos, o papel do gestor na motivação de pessoas, modelos de feedback, dentre outras estratégias de coaching.

“Os participantes deste curso são pessoas com larga experiência no serviço público e que já atuam como capacitadores em seus estados, estando, por isso, preparados para disseminar o conhecimento adquirido neste curso”, explica Luis Marcelo Versulotti, diretor de Desenvolvimento da Superintendência de Recursos Humanos da Saeb. Ele ressalta que os presentes receberão todo o material necessário para a realização dessa mesma capacitação em suas respectivas escolas de governo.

Para Ana Paula Mendonça de Moraes, coordenadora da Escola de Governo do Mato Grosso do Sul, participar deste curso é muito importante, pois permite discutir e aprender como aplicar um novo modelo de gestão de pessoas. “Nosso desafio é implantar, em nosso estado, esse método, que valoriza as competências e inclui os gerentes no desenvolvimento de pessoas, e esta capacitação será de grande contribuição nesse processo”, explica.

“Essa nova perspectiva também está sendo adotada pelo IBGE, buscando renovar paradigmas e fortalecer a proposta de gestão por competências”, concorda Rita Villas Boas, coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O curso faz parte do Projeto Brasil Canadá em parceria com a Enap, da qual a UCS é escola parceira. A adaptação à realidade brasileira foi feita pela Enap no âmbito do Projeto de Transferência Tecnológica “Parceria para a Excelência da Gestão no Setor Público”, financiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional – CIDA.