A conclusão da Barragem de Cristalândia vai solucionar definitivamente os problemas de Brumado referentes à escassez de água potável durante longos períodos de estiagem. A obra conta com recursos da ordem de R$ 6,8 milhões e será concluída nos próximos seis meses, quando vai operar com sua capacidade total de 16,7 milhões de metros cúbicos.

A previsão de chuvas na região de Brumado é para outubro deste ano, quando o grande reservatório estará pronto para acumular as águas que chegarão através da calha do Rio de Contas.

Se o regime de chuvas ocorrer como previsto, na próxima estiagem não haverá falta d’água para abastecer os cerca de 67 mil habitantes da zona urbana e rural de Brumado. A barragem cheia, durante a seca, terá condições de fornecer para o sistema de abastecimento da cidade 617 litros por segundo (l/s) de água bruta que segue para tratamento, garantindo uma vazão de distribuição média de 140 l/s, ou seja, condição de abastecimento igual a que ocorre em períodos normais.

O Governo do Estado, por meio da Embasa, com a perspectiva do funcionamento da nova barragem, está investindo na ampliação de redes distribuidoras na Cidade de Tanhaçu e na localidade de Ourives. O sistema de abastecimento de Tanhaçu, que antes só tinha o Rio Ourives como manancial, passou recentemente a captar água também no Rio de Contas, dobrando a oferta hídrica na cidade.

No município, 12 quilômetros de rede de distribuição estão sendo assentados e novas ligações implantadas para atender as cerca de três mil pessoas que não tinham acesso à água tratada. No Distrito de Ourives, antes abastecido com água bruta, a Embasa construiu uma unidade de tratamento e implantou três quilômetros de rede para atender os 560 moradores do local.

Colapso

Em 1998, o sistema de abastecimento de Brumado entrou em colapso devido a um prolongado período de seca na região, que resultou no desaparecimento no Rio do Antônio, deixando a cidade sem água durante 30 dias. Por conta disso, em 2005, a Barragem de Cristalândia, ainda em construção, começou a operar sem sua capacidade total de acumulação para abastecer a Cidade de Brumado. A Barragem do Rio do Antônio, com capacidade para acumular oito milhões de metros cúbicos, foi transformada em barragem reserva.