Seguindo as normativas da lei federal Nº 1.283 que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, impediram, na quinta-feira (9), que chegasse à mesa do consumidor baiano cerca de 1,2 mil quilos de queijo coalho. A apreensão aconteceu próximo ao município de Senhor do Bonfim, Norte do estado.

O produto era proveniente do município de Itiúba e contrariava as exigências do Ministério da Agricultura (Mapa), pois estava sendo transportado de maneira inadequada, sendo exposto à temperatura ambiente, mal armazenado, sem documentação ou certificação. O queijo foi incinerado no lixão de Juazeiro pelos agentes do departamento de Inspeção de Produtos de origem animal da Adab.

De forma lúdica a Adab apresenta nas escolas e exposições agropecuárias de todo o estado a peça teatral Carne com Qualidade, que tem como objetivo demonstrar importância do consumo de alimentos inspecionados e os riscos decorrentes da ingestão de produtos clandestinos. Somente no ano passado, cerca de 20 mil pessoas assistiram as apresentações da peça.