Com a cidade de Juazeiro comemorando seus 131 anos, o governo da Bahia inaugurou nesta quarta-feira (15) o primeiro abatedouro oficial da região. Com capacidade de abate diário superior a mil animais, ele vai oferecer carne de qualidade e inspecionada, com chancela do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a 20 municípios do norte do estado, além de fortalecer a cadeia produtiva e gerar 470 empregos diretos e indiretos.

A inauguração do Abatedouro Almeida Ltda. (Abatal) aconteceu no final da tarde de ontem, logo após a abertura oficial da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), e contou com a participação do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, e da sua equipe técnica, além de prefeitos e lideranças locais. Segundo Wagner, o equipamento é importante para a verticalização da agropecuária e se enquadra nas regras da vigilância sanitária.

“Vamos começar uma jornada forte na região, resgatando um passivo à oferta de carne com qualidade para o Vale do São Francisco, dando suporte ao processo de integração inspeção-sanidade”, disse o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto.

O recém-contratado Ailton Ferreira dos Santos, natural de Juazeiro, está ansioso para iniciar os trabalhos no abatedouro e voltar a garantir o sustento de sua família. “Vou ter carteira assinada e a minha função é de lombador. Entregarei a carne nas feiras e supermercados”, explicou.

O empreendimento é fruto da política de atração de investimentos do governo, que concede incentivos fiscais para a instalação. A obra contou com um investimento de R$ 6,5 milhões da iniciativa privada.