A comunidade do entorno do Pelourinho e do Centro Histórico de Salvador será a principal beneficiada com o Centro Digital de Cidadania (CDC), inaugurado na manhã desta sexta-feira (10), no Memorial da Câmara Municipal, prédio anexo à Prefeitura, na Praça Municipal. Foi mais uma iniciativa do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Como os mais de 700 CDs em atividade em 400 municípios do estado, o novo Centro é equipado com 10 computadores, uma impressora e oferece internet banda larga. Equipamentos semelhantes já foram implantados em templos evangélicos, terreiros de candomblé, assentamentos de trabalhadores rurais e de quilombolas, creches e associações comunitárias. A Meta da Secti é atingir o milésimo CDC, abrangendo os 417 municípios do estado, até o final do ano.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, que entregou o equipamento, afirmou que é muito importante, do ponto de vista simbólico e também prático, que a primeira Câmara Municipal do Brasil estreite a parceria com o Governo do Estado. Todos os CDCs são abertos à população e para utilizar os equipamentos, basta que a pessoa faça um cadastro no programa.