Nesta segunda-feira (3), os governos estadual e federal realizam a primeira compra direta local da agricultura familiar nos municípios de Ibirapitanga e Nova Redenção, uma estratégia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra o Fome Zero.

A ação beneficiará aproximadamente duas mil pessoas, entre agricultores, usuários da rede de ensino e de entidades socioassistenciais, além de todo o público atendido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Na Bahia, essa é a primeira articulação entre a produção de agricultores familiares e as demandas locais de suplementação alimentar e nutricional dos públicos-alvo das políticas de assistência social.

O resultado esperado é o desenvolvimento da economia local, o fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria alimentar e nutricional das pessoas beneficiárias das doações de alimentos e a geração de trabalho e renda no campo.

Banana, aipim, jaca, cupuaçu, tapioca, tangerina, puba, beiju, graviola e coco são apenas alguns dos diversos produtos que serão expostos pelas 180 famílias dos dois municípios, nos seus respectivos Centros de Distribuição do PAA.

Além de Ibirapitanga e Nova Redenção, as ações do PAA serão executadas em mais 18 municípios distribuídos nos territórios do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). A estimativa é que sejam beneficiados 1,9 mil agricultores familiares e 94,4 mil pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Os investimentos somam R$ 7,3 milhões, oriundos de contrapartidas do governo federal e do Estado. Mais de 90% destes recursos serão investidos na aquisição de 4,3 mil toneladas de alimentos.

Para uma gestão compartilhada do PAA, foram formados Comitês Gestores Municipais nos 20 municípios do Consad, integrantes do programa. O resultado disso foi a mobilização de 5 mil pessoas, entre agricultores rurais, beneficiários do Bolsa Família, entidades e organizações sociais e movimentos de luta pela terra, que acompanham a execução dessa política.

Política pública

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das mais importantes ações do Fome Zero, uma estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos.

Essa política pública visa a promoção da segurança alimentar e nutricional, buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome. Por isso, o PAA compõe o eixo do fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo ações específicas, como a promoção da geração de renda no campo e o aumento da produção de alimentos para o consumo.