De um lado, representantes de grandes redes de loja do país; do outro, comunidades artesanais baianas. Frente a frente, empresários e artesãos em intercâmbio comercial direto durante dois dias inteiros dedicados à Rodada de Negócios promovida pelo Instituto Mauá, autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o Sebrae/BA.

O encontro nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23), no Bahia Othon Palace Hotel, das 9 às 12h e das 14 às 18h. Estão envolvidas 40 instituições da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e Espírito Santo; seis associações de artesanato de Salvador e cidades do interior, nas quais o Mauá desenvolve atividades de apoio, capacitação e fomento; e mais 15 comunidades onde o Sebrae/BA atua.

Na primeira edição da Rodada de Negócios, em 2008, as vendas ultrapassaram os R$ 54 mil em apenas um dia de evento. As expectativas para este ano são ainda maiores, já que o número de lojistas envolvidos quase triplicou, com aumento também na participação de artesãos.

“Além de aproximar os núcleos produtivos de artesanato das grandes redes de loja, ampliando e consolidando os canais de vendas e incrementando a produção local, a iniciativa promove e valoriza o segmento artesanal baiano em nível nacional”, destacou a diretora do Mauá, Emília Almeida.