Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), às 10h, o Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) será palco para a peça “A Odisséia”. O espetáculo, adaptado da obra clássica grega de Homero, traça as aventuras fantásticas de Odisseu. A adaptação e encenação são assinadas pela Turma do Curso de Direção Teatral – Módulo III, da Escola de Teatro da UFBA que, em projeto interdisciplinar, conduz o trabalho com a Turma de Interpretação – Módulo III.

A proposta do espetáculo é criar uma atmosfera de festa e celebração, na qual o elenco e o público se misturam e preenchem o espaço cênico em rumo à saga do herói grego, utilizando todos os espaços do Quadrilátero da Biblioteca. A coordenação do projeto é dos professores Érico José, Marcos Barbosa e Meran Vargens.

Seja em forma de contação de história, assembléia pública ou cena aberta, o espetáculo busca aproximar o texto clássico do público de hoje, unindo teatro e literatura.

Odisseu

Odisseu ou Ulisses foi, nas mitologias grega e romana um personagem da Ilíada e da Odisséia, de Homero. Herói Grego foi um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopéia grega. Odisseu foi criado por Homero, originando o que conhecemos por “Odisséia”, uma história que relata as aventuras e desventuras de um rei guerreiro, entre as graças e ira dos deuses. O personagem é Rei de Ítaca, casado com Penélope, com quem teve um filho chamado Telêmaco, foi apaixonado por sua cunhada Helena, esposa de Menelau. Idealizador do Cavalo de Tróia, foi responsável pela entrada do exército grego na cidade, garantindo o sucesso da batalha.