A Fundação Pedro Calmon, por meio da Biblioteca de Extensão, leva para diferentes escolas soteropolitanas, leitura e diversão, com ênfase na inclusão da Cultura Afro e Indígena e o desafio da convivência com a diversidade. É o projeto Lê Bairros, que promove a visita da Biblioteca Móvel e suas atividades, gratuitamente. No total, serão mais de 90 escolas contempladas.

O projeto, que se estende até dezembro deste ano, é um conjunto de ações de incentivo à leitura, integrado com a Coordenadoria Regional de Educação (CREs), proporcionando à Biblioteca Móvel atender diversas escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Por meio da contação de histórias infantis com temática diversificada e que contribuem para a disseminação da cultura afro e indígena, e do convívio com a diversidade, o projeto promove a democratização do acesso à leitura como ação cultural e de desenvolvimento humano. Além disso, as leituras compartilhadas servem também como exercício de cidadania e de compreensão do mundo.

Durante a visita, as crianças são convidadas a reescrever e ilustrar as histórias que ouvem, num exercício de estímulo à criatividade e à capacidade narrativa. “É um dia especial para as crianças. O projeto visa também incentivar os professores e diretores das instituições para reforçar esses temas nos currículos escolares”, destaca a diretora da Biblioteca de Extensão e coordenadora do projeto, Gleide Machado.

O Lê Bairros percorrerá, no mês de agosto, duas regiões da cidade e homenageará cada bairro onde irá atuar, dando nome ao próprio projeto. O primeiro deles, o Lê Liberdade, englobará os bairros da Liberdade, IAPI, Pau Miúdo, Pero Vaz, Largo do Tanque, Cidade Nova, Lapinha e Baixa de Quintas, atendendo 22 escolas.

O tema apresentado será a Inclusão da Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas – Leis 11.645 e 10.639, na região que concentra o maior contingente populacional afrodescendente de Salvador. O Lê Orla atenderá 40 escolas nos bairros da orla marítima de Salvador, com o objetivo de fomentar nos estudantes, uma reflexão sobre a importância de se conviver com a diversidade. Mais informações pelos telefones (71) 3116-6918/6676 e (71) 3117-6034/6035.

Programação

Lê Liberdade: Inclusão da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas (Leis 11.645 e 10.639)
Dia 3 (tarde) – Escola Centro Educacional 1 Carlo Novarese / Lapinha
Dia 6 (tarde) – Escola Gisélia Palma / Liberdade
Dia 17 (manhã) – Escola Abrigo Filhos do Povo / Liberdade
Dia 24 (tarde) – Escola Pau Miúdo / Pau da Lima
Dia 31 (manhã) – Escola Pero Vaz Velho / Pero Vaz

Lê Orla: Desafio da convivência com a diversidade:

Dia 3 (manhã) – Escola Tertuliano de Góes / Alto das Pombas
Dia 13 (manhã) – Escola Hora da Criança / Chapada do Rio Vermelho
Dia 20 (manhã) – Escola Apada / Rio Vermelho
Dia 27 (manhã) – Escola São Gonçalo / Federação