Já estão em Boston, nos Estados Unidos, os três jovens músicos do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá) que irão participar da turnê 2009 da Youth Orchestra of the Americas – Yoa (Orquestra Jovem das Américas). Francisco Bittencourt, Priscilla Figueiredo (violinos) e Nataly do Vale (viola) fazem parte do grupo de jovens que integram a orquestra na turnê deste ano, que inclui 11 apresentações por cidades norte-americanas e também do Canadá.

Os ensaios acontecem em Boston durante uma residência de duas semanas, no New England Conservatory. Os três músicos foram selecionados entre os membros da Orquestra Juvenil 2 de Julho, do Neojibá, pelo diretor fundador do projeto, o pianista baiano Ricardo Castro. Durante a turnê, a YOA atuará sob a regência de grandes maestros como Carlos Miguel Prieto, Benjamin Zander e Jean-Pascal Hamelin, O programa inclui a Sexta Sinfonia de Shostakhovich, a Nona Sinfonia de Dvorak e a Quinta Sinfonia de Beethoven.

No final da temporada, Priscilla e Nataly farão mais dois concertos extras com um grupo de cordas da YOA em um Festival de Musica de Câmera em Easton, Pensilvânia.

A Orquestra Jovem das Américas (YOA) é um grupo sinfônico formado por 75 músicos selecionados por audição em mais de 25 países das Américas, com idades entre 18 e 28 anos. Ricardo Castro também faz parte da equipe de monitores da YOA e estará acompanhando a preparação da orquestra em Boston até o inicio da turnê, nesta sexta-feira (24). Em seguida volta ao Brasil para preparar e reger a Juvenil 2 de Julho na Turnê Nordeste, que começará dia 3 de agosto, visitando sete capitais, terminando com um concerto de gala no Teatro Castro Alves, no dia 14 de agosto.