Enquanto aguarda o lançamento do novo longa-metragem de Edgard Navarro, O Homem que não dormia, o público baiano presta sua homenagem ao cineasta baiano, elegendo um dos seus primeiros e mais marcantes trabalhos, o média-metragem Superoutro, para exibição na sessão Quero (Re) Ver Brasil. Mais votado pelos freqüentadores da Sala Alexandre Robatto, a obra é atração desta sexta-feira (3) até 9 de julho, sempre com entrada franca e três sessões diárias, às 14h, 16h30 e 19h.

Os grandes sucessos do cinema nacional, filmes de culto e transgressores, de qualquer época. O projeto Quero (Re)Ver se volta, já há algum tempo, para a cinematografia brasileira, exibindo algumas dos suas mais importantes realizações. Todo mês, três filmes são disponibilizados para o público escolher o que quer (re) ver. A votação acontece pela internet, no site da Dimas (www.dimas.ba.gov.br), e através de cédula disponibilizada na Sala Alexandre Robatto. Em julho entram na votação os filmes: Os Matadores, de Beto Brant, As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso, e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

Serviço

Filme: Superoutro (Brasil, 1989)
Direção: Edgard Navarro
Elenco: Bertrand Duarte, Inaldo Santana, Fernando Fulco, Kal Santos, Wilson Mello, Frieda Gutman e Ives Framand.
Duração: 48 minutos/ Censura: 16 anos
Local: Sala Alexandre Robatto de 3 a 9 de julho, às 14h, 16h30 e 19h – Entrada franca
Sinopse – Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.

Filmes para votação em julho e exibição em agosto:

Os Matadores (Brasil, 1997)
Direção: Beto Brant
Elenco: Chico Diaz, Murilo Benício, Stênio Garcia, Maria Padilha
Duração: 90 min./ Censura: 16 anos/ Formato: DVD
Sinopse – Em um bar na divisa Brasil-Paraguai, um homem está para ser eliminado. Enquanto esperam o defunto encomendado, dois matadores, Toninho e Alfredão, revelam uma história em que é difícil encontrar culpados e inocentes. Presente e passado se misturam em torno da morte de Múcio, o pistoleiro mais competente da região, mostrando que matar ou morrer é uma fronteira fácil de se atravessar. Um chefe, uma bela mulher, um serviço a ser feito. O filme testa os limites da amizade, do medo e da traição.

As Sete Vampiras (Brasil, 1986)
Direção: Ivan Cardoso
Elenco: Andréa Beltrão, Nuno Leal Maia, Lucélia Santos, John Herbert, Nicole Puzzi
Duração: 87 min./ Censura: 16 anos/ Formato: DVD
Sinopse – Uma mulher é mordida por uma planta carnívora, tornando-se uma espécie de vampira. Convidada a cuidar de uma casa noturna, ela cria um show chamado As Sete Vampiras, que se torna um sucesso. Porém estranhas mortes começam a acontecer no local.

Deus e o Diabo na Terra do Sol (Brasil, 1964)
Direção: Glauber Rocha
Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Maurício do Valle e Othon Bastos
Duração: 110 min. / Censura: 14 anos/ Formato: DVD
Sinopse: Revoltado contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais, o vaqueiro Manuel mata-o durante uma briga. Começa então a fuga de Manuel e de sua esposa Rosa, que são perseguidos por jagunços até se integrarem aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato, o que faz com que o casal tenha de continuar fugindo e se encontre com Corisco, cangaceiro remanescente do bando de Lampião.