A cidade de Vitória da Conquista sedia nesta terça-feira (28) o 1º Painel Temático do Arranjo Produtivo Local (APL) de Derivados da Cana de Açúcar. No evento, vão ser apresentados estudos elaborados pela empresa Markestrat e discutido um projeto estruturante para o segmento, que será executado pelo Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial do Estado da Bahia (Progredir). Produtores, empresários e instituições parceiras que participam do APL da cana de açúcar são esperados no debate.

A expectativa é que o governo e os parceiros do programa estabeleçam as diretrizes para a instalação do centro de inteligência focado no mercado de derivados da cana ou ainda um centro de análise de cachaça. A definição do formato acontecerá no encontro.

Outros segmentos como automotivo, sisal, rochas ornamentais, transformação de plástico, pisicultura, fruticultura, caprinovinocultura e turismo são os próximos a ter seus planos de melhoria de competitividade elaborados pelo Programa Progredir, que é uma ação do Governo da Bahia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae e IEL e tem por objetivo fortalecer a atividade empresarial de micro, pequenos e médios empreendimentos por meio da política de arranjo produtivo local.