Mais de 30 mulheres que estão em período de gestação – internas do Conjunto Penal Feminino, esposas ou companheiras de internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB) e mulheres da comunidade da Mata Escura – receberão enxovais de bebê, concedidos através de parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e as Voluntárias Sociais do Estado da Bahia (VSBA). A entrega será feita pela primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, às 9h desta sexta-feira (10), na Lemos Brito – Complexo Penitenciário da Mata Escura.

A idéia partiu da assistente social da PLB, Suely Machado, que articulou a participação da SJCDH no Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais, que promove o acompanhamento de gestantes de baixa renda, geralmente entre o 5º e o 8º mês de gravidez e com faixa etária de 20 a 35 anos. “A gente pensou em ajudar as mulheres grávidas dos internos que tinham dificuldades de encontrar emprego”, contou Suely Machado, que enviou ofício à VSBA solicitando uma cota para beneficiar as internas e companheiras de internos, além das mulheres da comunidade da Mata Escura que apresentaram interesse.

Para participar do programa, as gestantes se cadastraram apresentando o documento do pré-natal e a ultra-sonografia. Os kits que serão entregues são compostos por banheira, 12 fraldas de tecido, um pacote de fraldas descartáveis, algodão, dois lençóis, dois sapatinhos de linha, duas camisolas, um pacote de algodão, fita adesiva para prender a fralda nos primeiros dias do bebê, um pacote de presilhas, colônia infantil e colchão. Não serão entregues chupetas e mamadeiras porque o objetivo é fortalecer a política de amamentação.

O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, e representantes das Voluntárias Sociais, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza também estarão presentes na cerimônia.