Alegria, entusiasmo e boas expectativas marcaram a instalação da Caravana da Educação, no município de Amargosa, a 248 quilômetros de Salvador, nesta terça-feira (28). Moradores, jovens, alunos e representantes da Diretoria Regional de Educação (Direc-29), lotaram o auditório do Colégio Estadual Pedro Calmon para assistir a abertura da Caravana e conhecer as ações propostas na programação do evento.

Na ocasião, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Adeum Sauer, apresentou o cronograma de atividades que será desenvolvido no município, identificou as dificuldades de implementação de algumas ações e respondeu sobre o andamento de projetos que, desde a gestão anterior, estavam congelados.

“É uma satisfação ter chegado ao município de Amargosa e poder olhar de perto as necessidades e os avanços da região. A educação só se constrói quando há a participação de todos e a Caravana proporciona uma aproximação da Direc com o estado e, conseqüentemente, com o município”, destacou Sauer.

O secretário ressaltou ainda que o andamento das ações torna-se mais ágil e a informação chega de forma igualitária para todas as partes. “A democracia proporcionada com a Caravana é fantástica e a base para que uma pessoa seja democrática deve começar nas escolas”.

Além do secretário, a mesa foi composta pelo prefeito do município de Amargosa, Valmir Sampaio, pelo presidente do Conselho Estadual da Educação, Astor Pessoa, pelo presidente a Câmera de Vereadores, Antônio Clóvis, pela diretora da Direc 29, professora Graça Maria Magalhães, pelo representante do Território do Vale do Jequiriçá, Reinaldo Souza da Silva, e pela diretora do Colégio Estadual Pedro Calmon, Ivete Mariza Suzart.

Para o prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio, a chegada da Caravana no município vai atrair bons resultados para a comunidade. “A Educação é a base de tudo e ter o apoio da SEC na formação dos jovens é fundamental para a região. Com certeza, a Caravana vai potencializar novas melhorias e colocar Amargosa à frente de mais conquistas”. Com a atual gestão governamental, o município já conseguiu diminuir a taxa de evasão escolar de 9% para 1%.

Atividades culturais

Além de detalhar para a população as premissas das ações e de descentralizar as informações e o andamento de projetos voltados para questões educacionais, a Caravana da Educação possibilita ainda uma interação mais intimista da SEC com a cultura e influências regionais do município.

Apresentações de Coral, Grupo da Terceira Idade e Samba de Roda da comunidade Três Lagoas, foram algumas das atividades culturais apresentadas na abertura do evento. A Fanfarra da Escola Estadual Santa Bernadete (Fanesb) tornou a noite mais dinâmica, tocando canções que representam o ritmo musical da região.

Também aconteceram exposições de maquetes, fotografias e quadros com imagens culturais, disponíveis em estandes instalados do lado de fora do auditório, coordenados por estudantes das escolas estaduais de municípios adjacentes.

Educarte

O projeto Educarte, que atualmente conta com 3.400 alunos, emocionou a platéia, com a apresentação de dança feita por crianças na faixa etária de 4 a 10 dez anos. Bem estruturado, além da dança, o Educarte conta com oficinas de capoeira, teatro, flauta, esporte, dentre outras.

Mesclando a arte com a educação, o projeto tem melhorado a socialização dos jovens residentes do município, com o ambiente escolar, uma vez que, para fazer parte é preciso que ele esteja com boas notas, tenha bom comportamento em sala de aula e comprometimento com os estudos.

O Educarte tem critérios baseados no bom rendimento escolar para despertar nos alunos a importância dos estudos. Segundo o coordenador do projeto, Ivan Araújo, estar fazendo parte da Caravana da Educação “é uma chance de mostramos não apenas aos pais e alunos o resultado do nosso trabalho, mas também de evidenciar demais ações que estão em desenvolvimento”.

Caravana

A Caravana da Educação é uma atividade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) que tem a finalidade de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos de qualidade, com eficiência e comodidade na área. Além de estreitar o relacionamento da SEC com as Direc, a Caravana é uma oportunidade de as demandas locais serem atendidas mais rapidamente, uma vez que órgão central se desloca para o município e fica mais próximo da comunidade escolar.

A região de Amargosa é o sétimo município visitado pela Caravana da Educação. A proposta da SEC é de que o projeto passe pelas 31 Direc do interior do estado, conhecendo as dificuldades particulares de cada município para potencializar uma formação cidadã de inclusão social, nos eixos da educação mais forte e melhor direcionada.